Começou ontem em São Paulo a primeira edição latinoamericana do Sónar +D

[xdownload icon=”fa-pencil” text=”Vanessa Mathias” url=”http://www.updateordie.com/author/doleitor/” target=”0″]
 

Começou ontem em São Paulo a primeira edição latinoamericana do Sónar +D, a conferência que reúne ícones da transformação digital da indústria criativa. Na carona do festival de música, o +D quer dar visibilidade a novos talentos, servir de ponto de encontro para troca de conhecimento e networking entre aqueles que estão fazendo acontecer.

Até o dia 28, o RedBull Station está tomado com atividades, palestras, workshops e conversas com uma galera de peso.  “O critério principal foi a mistura”- diz Ronaldo Lemos, um dos curadores do evento. “Novos atores da música com veteranos da produção, reunir a América Latina e não apenas Brasil.”

O tema “Refazendo”, apesar da referência à música do Gil nos anos 70, não poderia ser mas atual: se conectar às diversas dimensões da mudança. A tecnologia é protagonista, mas transforma profundamente nossas relações com a arte, com consumo ou com o outro.

São duas palestras por dia durante três dias: o espírito maker, o empreendedorismo criativo e novos negócios da música são os nortes. Ontem o Zé Miguel, compositor, ensaísta, e um pensador incrível, conectou o modernismo brasileiro interpretando muito bem quem somos, de onde viemos, onde estamos e para onde estamos indo. Entre uma das brilhantes análises, ele refletiu sobre os aspectos digitais da linguagem: a redução e ordens de códigos é a raiz que forma a língua. Mas essa mesma lógica se aplica a códigos binários ou ao próprio genoma: sim, nós somos nada mais que um punhado de códigos ordenados. Uau!

sonar1

Também falaram ontem o Manoel Lemos, do Fazedores, e Heloísa Neves dos  Fablabs sobre o movimento maker: todos nós podemos fazer tudo com nossas próprias mãos. Ou quase tudo. Eles ressaltaram a importância do conteúdo livre e open-source para evolução rápida e colaborativa da tecnologia. Heloísa montou uma versão do Web Fab, com impressoras 3Ds, cortadores e uma bancada para vários makers fazerem  seus experimentos, abertos à visitação.

Para Ariel Alexandre, founder da Reminds, “estar no Sònar +D é uma experiência incrível para startups. O mercado de tecnologia não é tão grande no Brasil, e estar próximo dessa quantidade de formadores de opinião na música é oportunidade rara por aqui”.

sonar2

Reminds é um aplicativo super bacana que ajuda a guardar em sons a história da sua vida, seja uma viagem ou dedicando aquela música que lembra alguém especial. Afinal, ter que ligar para rádio para compartilhar música é coisa do passado.

Já no espaço psicodélico do IoT Surfboard, da startup GlobalCode, você manipula garrafas em uma mesa alterando todo o ambiente – quem disse que precisava de mais do que tecnologia para ser um DJ de sucesso?

sonar3
Aproveite essa iniciativa realmente inovadora: até Sábado ainda rolam um bocado de eventos imperdíveis, só acompanhar a programação, que é gratuita.

[su_divider top=”no” size=”1″]

Vanessa Mathias

Conhecedora de digital e curiosa do futuro: Vanessa transita entre o que a gente sabe fazer e o que todo mundo precisa aprender. Editora do @chickenorpastasir, é uma das molas que movem o mundo pra frente. E na sua versão, esse universo é incrível.
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More