LUDIK #8 – Jogos Abstratos

https://www.youtube.com/watch?v=vbV1uSmH–s&feature=youtu.be

Jogos abstratos são jogos puros em sua composição. Desprovidos de temas ou grandes narrativas, este tipo de game concentra sua essência em mecânica e elementos, muitas vezes, minimalistas. O clássico jogo de damas é um bom exemplo de jogo abstrato, mas no programa de hoje vamos dar uma olhada em uma coleção de games que é uma aula de game design desta categoria: o GIPF PROJECT. Criada pelo autor Kris Burm, a coleção é composta de 7 títulos com nomes bem estranhos: GIPF, TZAAR, ZERTZ, DVOON, PUNCT, YINSH e TAMSK.
Dos sete jogos vamos nos concentrar em três deles que chama mais atenção: TAMSK, ZERTZ e YINSH.

TAMSK: esse é bastante curioso, pois é um tipo de jogo de damas com ampulhetas. Ele usa uma mecânica de comer peças baseado em componente de tempo.

ZERTZ: esse é bem estratégico. Os jogadores vão desmontando o tabuleiro e comendo peças do oponente. O destaque desse game vai para o acabamento dele em bakelite.

YINSH: esse aqui está no meu TOP 3 de boardgames. A mecânica do YINSH é simples e brilhante: mexa os anéis e deixe uma peça da sua cor; quando um anel passa por cima de uma peça ela inverte a cor; quem consegue montar uma linha com 5 peças da sua cor ganha um ponto; o ponto é um anel que sai do tabuleiro; ou seja: quanto mais pontos mais difícil fazer pontos.

Para quem quiser conhecer mais sobre o universo dos boardgames europeus, segue uma boa dica de livro.

WOODS, Stewart. Eurogames: the design, culture and play of modern european board games. McFarland, 2012.

E para quem quiser ler um livro free, clique aqui e baixe o LUDIFICADOR.

#GoGamers

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More