Conheça o Kulning, o canto tradicional sueco feito para chamar o gado

Como chamar vacas, do poético ao bizarro.

Muito antes de toda essa tecnologia de comunicação, o ser humano se virava com o gogó mesmo. Foi imitando os pássaros, com assobios e vocalizações em tons agudos que nossa voz chegava aos lugares mais distantes, uma técnica que deve ser tão antiga quanto nossa própria espécie. E que ainda existe por aí, em fazendas e lugares mais afastados da civilização. E, se por um lado técnica não tem nem de longe os mesmos recursos, pelo menos em um ponto ela é melhor: dá para se comunicar com os animais.

O Kulning é um desses cantos de chamar o gado e é surpreendentemente delicado, belo e melódico. E diria que também serveria muito bem para um filme de suspense. Mas é só por causa de uma certa melancolia, a vocalização é extremamente bonita.

Tradicionalmente são as mulheres que desenvolvem essa habilidade porque alcançam notas mais altas, que ecoam pelas paredes das montanhas nos vales e viajam longas distâncias. As vacas, por sua vez, carregam sinos em seus pescoços, todos badalando no mesmo tom e, ao se movimentarem, acabam produzindo uma resposta sonora, que serve como forma de localizar direção, distância e agrupamento do rebanho.

No youtube tem uma adolescente sueca chamada Jonna Jinton que faz videos mostrando um pouco do Kulning e também os sons da natureza da região em que mora, aparentemente um local bem ermo, onde ela tenta capturar o som do vento, do gelo rachando, da água por baixo do gelo, etc.

Assista no video acima a Jonna demonstra como ela chama o gado – e aparentemente o quanto a música agrada ;)

Quem diria, as vacas tem gosto musical apurado, ficam hipnotizadas. E nós também.

Abaixo, outros videos dela.

Call Of Victory

A farewell song to the cows

A versão Redneck ;)

Há quem diga que as vacas vêm de qualquer jeito, não importa o que você cantar

Parece que elas tão sempre dispostas a assistir um showzinho. Também, ficam lá pastando o dia inteiro, vão perder a balada?

E tem esse comercial também:

Pronto, chega.
tá, tá. Só mais um.

Agora deu.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More