E se você parasse de mandar mensagens de texto enquanto dirige?

“From One Second To The Next” foi financiado por operadoras de celular americanas e quem assina a direção é o legendário diretor alemão Werner Herzog. Você já deve ter assistido a algum outro documentário dele, mesmo sem saber. O filme foi lançado no YouTube esta semana e nos próximos meses ele será exibido em mais de 40.000 escolas americanas e também em dezenas de organizações do governo focadas em segurança no trânsito.

É um filme devastador. Na minha opinião cumpre de forma exemplar o propósito de sensibilizar as pessoas sobre o quão perigoso e imprudente é mandar mensagens de texto enquanto dirige.

Tanto que eu estou aqui, escrevendo este post.

http://www.youtube.com/watch?v=_BqFkRwdFZ0

Assiste pelo menos os 15 primeiros minutos. Tem Closed Caption em inglês no player do youtube.

Em um dos depoimentos:

“Eu decidi que mandar mensagens enquanto dirigia era mais importante para mim do que a vida daqueles dois homens que morreram eram para a família deles. Viver todos os dias da sua vida sabendo que você matou duas pessoas é uma das coisas mais difíceis da vida.”

Como parte da iniciativa foi criado também um site onde você pode assumir um compromisso “oficial” frente aos seus amigos do Facebook de que nunca mais você vai “text and drive”.

Eu já mandei muito SMS enquanto dirigia. Com a chegada do Whatsapp comecei a mandar mais ainda, e agora com o Google Hangouts ficou muito pior: uma conversa que você começa enquanto está sentado na mesa em frente ao computador continua acontecendo no seu celular em questão de segundos. Tudo impecavelmente sincronizado. O problema é que ao invés de dar “tchau” para o seu amigo ao sair da mesa, você acha que tudo bem continuar o assunto enquanto pega seu carro e dirige durante o caminho de casa.

Mas a conversa com seu amigo pode esperar uns minutos, e a vida das outras pessoas não.

Eu sou sempre um dos primeiros a incentivar o uso de tecnologia, a mostrar as novidades para os meus amigos e deixá-los “viciados” em vários aplicativos. Mas quando a nossa diversão começa a custar a saúde ou a vida dos outros, é hora de parar para pensar um pouco.

From one second to the next

Eu também sei o quanto é difícil se controlar ao ver o visor do celular piscando ao sinalizar que você recebeu uma nova mensagem ou um novo “like” no instagram.

Então aqui minha humilde contribuição para esse problema:

  1. Não vou mais mandar mensagem de texto enquanto dirijo.
  2. Vou tentar convencer meus amigos a fazerem o mesmo. Se eu conseguir convencer 3 pessoas, acho que já é um começo.
  3. Vou colocar aqui um link de como ativar o modo “Do Not Disturb” do iPhone, que muita gente aciona antes de dormir, mas que também poderia ser acionado quando você entra no carro. Isso talvez diminua a tentação de responder às mensagens imediatamente. Mas só diminui um pouco; o resto é com você.
  4. Cada vez que começar uma conversa no Whatsapp/Hangouts com alguém que eu sei que dirige, vou mandar um “tá digirindo?” antes. Se a pessoa disser que sim, vou pedir pra ela me mandar mensagem quando chegar no destino dela.
  5. Vou humildemente convidar vocês, leitores, a fazerem o mesmo – e a compartilharem a ideia com seus amigos.

O assunto é muito extenso (e importante) para caber num post só, então vão aqui alguns links relacionados:

E obrigado por ler até aqui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (5)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More