Conheça a Anternet, a internet das formigas

Faz tempo que engenheiros e designers copiam a natureza.

Não existem soluções melhores para forma e função do que as que foram aprimoradas durante milhões de anos, por “tentativa e erro” no processo evolutivo.

As estruturas mais inteligentes do planeta estão na natureza. Fato.

Agora estamos descobrindo que a mesma lógica pode ser aplicada para comportamentos, principalmente os coletivos. E como fomos conectados pra valer há pouco tempo, ainda temos muito a aprender como funcionar coletivamente com enxames, cardumes, manadas etc (aposto que você não sabe o que é uma “chusma”)

Enfim, a “multidão” de humanos é recente, e não somos tão organizados ainda. Mas aprendemos rápido.

Quer um exemplo?

A INTERNET FUNCIONA IGUAL FORMIGA.

De manhã as formigas colheitadeiras saem do formigueiro atrás de comida. Mas não vão todas juntas. São grupinhos pequenos, cada um para um lado, enquanto o formigueiro inteiro fica só esperando.

As colheitadeiras tem um combinado: quando um grupo achar um lugar com muita comida, volta correndo para avisar o formigueiro.

Já o grupo que achar só um pouquinho, voltam bem devagarinho, fazendo hora mesmo.

Assim, o primeiro grupo a voltar tem sempre a melhor opção de rota para todas as outras formigas usarem.

O nosso TCP (o protocolo que controla o tráfego da internet para evitar congestionamentos, como se fossem guardas de trânsito) funciona exatamente da mesma maneira.

Quando você envia um arquivo ele é dividido em pedacinhos que seguem rotas diferentes até o destino.

O primeiro pedacinho a chegar aciona uma espécie de resposta do sistema que sabe que por alí o tráfego está bom e redireciona os outros pedacinhos para lá, evitando congestionamentos.

Essa descoberta foi feita em Stanford por uma bióloga (Deborah Gordon), que convidou o professor de Ciência da Computação (Balaji Prabhakar) para dar uma olhada no comportamento das formigas que ela estava pesquisando. Chamaram de ANTERNET, veja que simpático. Nesse caso não aprendemos com elas, mas desenvolvemos um método igual, o que prova que realmente podemos aprender rápido e tirar o atraso mais cedo.

A multidão humana já chegou junto da colônia de formigas.

Uma chusma de anjos demora um pouco mais (agora você já sabe).

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More