Essas fotos que você tira estão enriquecendo sua experiência do mundo

Há algumas semanas publiquei por aqui um post sobre como essas fotos que você tira estão acabando com sua memória. Resumidamente, fala que “quanto mais fácil e acessível a produção, armazenamento e encontrabilidade das fotografias digitais, menos as pessoas se recordam do momento em que a foto foi tirada.” É como se sua cabeça dissesse “bom, a câmera armazenou, então eu não preciso armazenar”. E tem todo um estudo feito em laboratório sobre o assunto para comprovar a afirmação.

O engraçado é que posts/descobertas desse tipo acabam sendo usados por algumas pessoas como “arma” para apontar defeitos nas outras. Vi um monte de gente compartilhando o link no Facebook como se fosse uma provocação, uma afronta, uma afirmação do seu próprio modo de ver as coisas e, em alguns casos, uma forma de denegrir ou diminuir o comportamento das pessoas que gostam de tirar fotos de tudo.

E então me deparo com essa tirinha do xkcd que brinca justamente com o outro lado da moeda. Por isso resolvi criar esse post de troco.

Fotografias digitais

Tradução rápida:

– Putz, eu odeio quando as pessoas tiram fotos ao invés de aproveitarem a vista.

– Por que?

– Documentar sua vida te distrai de viver sua vida. Você não está realmente…

– Pera lá. Tentar tirar uma foto de algo me faz prestar mais atenção àquilo. Algumas das minhas melhores aventuras acontecem quando estou tentando fotografar algo. Se “outras pessoas terem experiências incorretamente” é algo que te incomoda, pense o quão incômodo deve ser um estranho te dizer que eles odeiam o jeito no qual você experiencia a sua vida exatamente no momento em que você encontrou algo que você quer recordar para sempre. Por que diabos você se importa como os outros aproveitam um pôr-do-sol?

– Bem, eles… É que… Hmm…

– “Click”.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More