Nova regra de segurança em vôos: se o seu eletrônico não ligar, você não embarca

segurança

Se você for embarcar em algum avião nos Estados Unidos, Canadá ou no Reino Unido, não esqueça de carregar a bateria do seu celular, tablet, game, câmera ou laptop.

A partir de agora está em vigor nesses países uma nova regra de segurança que impede eletrônicos que não possam ser ligados de embarcar nos aviões.

Ou seja: além do strip-tease habitual no pré-embarque, agora você também poderá ser solicitado a ligar seu aparelho eletrônico para provar que ele é de fato é o que é, e não um disfarce para algum explosivo ou objeto perigoso.

A nova regra foi uma solicitação do próprio departamento de segurança de vôo depois de tomarem conhecimento de uma nova geração de explosivos criados no Yemen e na Síria que podem passar pelo raio-x sem serem detectados.

A aviação comercial tem sofrido ataques tão absurdos, como o do míssil que atingiu a aeronave da Malaysia Airlines, que o “medo de voar” acabou virando o menor dos problemas frente às novas e inacreditáveis possibilidades. É o famoso “chato, mas melhor garantir”.

bateria

Seu eletrônico está sem bateria. E agora?

Você terá algumas opções:

01. Pegar o próximo vôo disponível. A companhia aérea deverá providenciar um re-booking, mas provavelmente o passageiro terá que pagar uma taxa adicional.

02. Deixar seu aparelho e pegar depois.

03. Enviar seu aparelho pelo serviço postal para algum endereço, também por conta do passageiro.

Interessante notar que os itens 2 e 3 simplesmente fariam uma eventual bomba explodir em outras circunstâncias, no depósito da Polícia ou em outro vôo, do serviço postal. Provavelmente alguém abriria seu eletrônico para inspecionar melhor, mas isso não foi comentado.

Deveriam pensar na possibilidade de se colocar um toten com tomadas e cabos dos principais aparelhos (inclusive bancado por alguma marca, como existem nos portões de embarque), mas não lí nada neste sentido. Se a intenção é mostrar a tela acessa, seria uma solução mais prática e bastariam alguns minutos.

A nova regra não deve afetar todos os passageiros e deve funcionar mais como uma possibilidade do que como uma obrigatoriedade. Não se sabe ainda se será um procedimento temporário ou não, mas tudo indica que tenha vindo para ficar, junto com as outras (líquidos, objetos cortantes, etc).

Mais informações você encontra aqui.

Então, não custa prevenir: antes de embarcar, carregue suas baterias.

Para depois… precisar desligar tudo à bordo, claro.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More