Se um publicitário fizer seu trabalho errado, ninguém vai morrer

Todo publicitário já escutou este comentário na vida: “Se você não fizer seu trabalho direito, ninguém vai morrer”.

Pode ter sido num contexto positivo, onde alguém dava um conselho sobre arriscar mais e seguir seus instintos. Mas geralmente é num contexto negativo, como quem diz “o trabalho que você faz não contribui em nada para a sociedade”.

Deixando nosso ego de lado, tem muita verdade aí. A vida de ninguém vai mudar se a tipografia no anúncio da queima de estoque não estiver balanceada, ou se temos que aumentar a marca por exigência do cliente.

É verdade, ninguém vai morrer se a gente fizer propaganda ruim. Mas o oposto pode ser verdadeiro: nós podemos salvar vidas fazendo boa publicidade.

De uns anos para cá, o mundo dos negócios vem aprendendo que fazer o bem é bom negócio. Um grande exponente deste modelo de negócios é o Tom’s Shoes, uma marca de sapatos que, para cada par que vende, doa um par para quem precisa.

A publicidade está indo no mesmo caminho. Um dos maiores exemplos é a campanha “Help, I want to save a life” da droga5 para a marca de remédios Help, onde criou-se uma maneira de se aumentar tanto o número de doadores de medula óssea quando as vendas do produto. Veja o case video, se você não viu ainda. Esta campanha ganhou Grand Prix em Cannes em 2012. Em 2013, 12 Grand Prix (de um total de 16) foram arrebatados por campanhas com algum cunho social ou ambiental. Em 2014, a rede de comida mexicana Chipotle (com uma mensagem educativa sobre comidas naturais) e a chocante campanha “Sweetie” foram grandes vencedores. A publicidade está mudando.

Indo na mesma direção, a Ogilvy Dubai lançou nova campanha para a “Arwa” (a marca de água da Coca-Cola no Oriente Médio), onde durante alguns dias, as pessoas podem comprar Arwa pelo preço que acham justo, inclusive levar de graça. Todo o lucro será destinado a programas que vão levar água potável aos refugiados da guerra da Síria na Jordânia. Desta maneira, deixam a consciência de cada consumidor julgar o valor de ter acesso a água. Abaixo, o video que lança a campanha:

 

Outros cases que seguem a mesma linha de pensamento: My Blood is Red and Black, Immortal Fans

Segundo a revista Contagious, 66% dos consumidores preferem comprar de empresas que mantém algum programa social e 86% das pessoas esperam que empreses dêem a mesma importância aos interesses da sociedade que dão aos seus interesses corporativos.

Ninguém em publicidade é bobo. Se o paradigma está mudando para “fazer o bem vende”, então vamos todos fazer o bem e usar as verbas dos clientes para fazer do mundo um lugar melhor.

Melhor para nós criativos, que não vamos mais ter aquela sensação de que tivemos sucesso na nossa carreira mas não fizemos a mínima diferença no mundo.

Próximo passo: pegar o próximo job que cair na nossa mesa e tentar transformá-lo em algo que vai fazer do mundo um lugar melhor.

E você que é publicitário, alguma vez já sentiu que seu trabalho não contribuía com a sociedade? Você se importa? Deixe sua opinião nos comentários.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More