“Não Viaja, Marina”

Chegou no meu email e achei que era o texto certo para o post. Leia, uma história incrível.

marina

Olá, pessoal do Update. Tudo bem? =)

De vez em quando vejo histórias inspiradoras na página. E pensei que talvez tivesse uma para dividir com vocês. Eu não, a Marina, minha mulher.

A Marina tem uma cardiopatia congênita: ela nasceu sem a artéria que liga o coração ao pulmão (a tronco-pulmonar). O problema é que na época os médicos não identificaram isso. E quando finalmente descobriram, aos 7 anos, viram que ela tinha pulmões de recém-nascido, praticamente.

Ela fez uma cirurgia nessa época e outra aos 14 pra inflar o pulmão “na marra”, encher de sangue e fazer ele crescer o que não tinha crescido até ali. E avisaram que um dia o pulmão cobraria a conta do “bombeamento” forçado de sangue.

Mesmo com altos e baixos, ela conseguiu levar a vida, fez 2 faculdades e virou professora pública. Até que em 2006 a conta dos pulmões chegou e ela desenvolveu também uma hipertensão pulmonar. O que foi tirando um pouco a qualidade de vida dela.

Depois de alguns anos dando aula na “teimosia”, ela se rendeu aos apelos do médico e decidiu poupar a saúde. Por isso está em processo de aposentadoria (por invalidez), e está afastada. Os médicos fizeram um cateterismo esse ano, mas não conseguiram fazer nada que melhorasse sua condição.

Aí vem a parte legal da história. Tem algo que ela ainda consegue fazer, que é passear, mesmo com todas as dificuldades. Então, decidimos criar um canal de viagens no YouTube. Ele se chama “Não Viaja, Marina”, porque apesar de conseguir viajar, não é algo muito recomendado para alguém na condição dela. Para que ela consiga, a gente vai devagar, no ritmo dela, geralmente pegamos taxi, e visitamos menos pontos que as pessoas “normais”. Ela não consegue andar distâncias médias e longas (anda uma quadra e precisa descansar, isso em terreno plano). E subir escadas e rampas é bem complicado. Mas isso não deixa as viagens menos divertidas. A gente inclusive faz piada com essas coisas quando dá.

Compramos um concentrador de oxigênio portátil e eu o carrego nas costas. A gente o apelidou de “Arlindo”. E é graças a ele que ela consegue sair de casa (em casa ela tem oxigênio fornecido pela Prefeitura de São Paulo, em um programa médico que atende pessoas que precisam de O2).

A intenção com o canal é inspirar outras pessoas a conhecerem o mundo, mesmo diante de uma dificuldade. Ou poder mostrar o mundo para aqueles que não podem sair de jeito nenhum. Sempre contando um pouco da história da Marina em cada episódio. Ela sempre foi muito bem-humorada e enfrentou o problema dela de um jeito leve, fazendo piada, etc. E a gente tenta refletir essa personalidade nos vídeos.

No canal produzimos uma série caseira chamada O Incrível Livro de Viagens. E também dois vlogs, um com algo legal que a Marina encontra pelo caminho e outro de comida. Tudo feito com nossa câmera mesmo, por nós dois. E o áudio é gravado no celular. A caligrafia também é nossa.

Este é o episódio mais recente da série, quando passamos por Nagoya, no Japão:

E esse é o piloto, que gravamos com celular mesmo, onde a série começou:

No vlog a gente sorteia uma lembrancinha da cidade com quem assiste o canal.
E o sorteio que está rolando até quinta agora é de comidas de astronauta, do Museu de Ciências de Nagoya. =)

Vamos encerrar a primeira temporada em outro destino, na América Latina, que gravaremos no feriado.

Se a história interessar vocês, estamos a disposição pra esclarecer qualquer dúvida.

Um abraço.
Parabéns pelo trabalho.
Sigo a página há uns 7 anos, desde antes de vir para São Paulo.
Que vocês continuem inspirando mais gente. =)


Obrigado e parabéns, Marina e Rodrigo. A inspiração hoje foi por conta de vocês. E bota inspiração nisso. 

Default image
Wagner Brenner
Fundador e editor do Update or Die.

14 Comments

  1. […] nasceu sem a artéria que liga o coração ao pulmão (a tronco-pulmonar). Recomendo que você leia o post que escrevi na época, mas resumindo a história, eles vajam o mundo, apesar das dificuldades, graças a um concentrador […]

  2. […] nossa história também ganhou bastante espaço na mídia. Antes do ano começar, já saímos no Update or Die, do Wagner […]

  3. Marcia, Fernando, Joca, Juan

  4. Que lindo Má! Parabéns aos dois, um casal super forte e decidido. Que vcs descubram o mundo todo e que inspirem ainda muita gente 🙂

  5. Quem é Batman e Robin, perto dessa dupla dinâmica!!!

    Parabéns Marina e Rodrigo e obrigada por compartilharem as vitórias de vcs.

  6. Palmas pra Marina, palmas pro Rodrigo e palmas pro Wagnão e essa galera fera do UoD…isso é a internet na sua essência mais pura, a de inspirar e ajudar o mundo a ser cada vez melhor! Que novas Marinas surjam com cada vez mais frequência por aqui e em todos os cantos! 😉

  7. Muito bacana ver nosso humilde projeto aqui, Wagner. Sempre achei a história da Ma inspiradora. E pelo visto mais gente concorda comigo. =)

  8. Que história linda! Parabéns vocês dois! Espero que a Marina ainda possa viajar muito e aproveitar devagarinho mas sempre!

  9. Update vocês fazem a diferença em meio a uma internet tão caótica!

Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh