Copa América x Eurocopa

A Copa América de 2019, que vai ser sediada no Brasil será a última a ser realizada em anos ímpares, isso porque a Conmebol decidiu colocar, a partir de 2020, o campeonato no mesmo ano que a Eurocopa. Isto é, da mesma forma como ocorreu em 2016, quando as competições tiveram algumas datas paralelas. Será que essa mudança pode impactar positivamente na visibilidade e promoção da Copa América?

A verdade é que a Copa América Centenário de 2016 bateu recordes de público nos estádios (mais de 1,5 milhões de pessoas), na audiência televisiva (100 milhões de espectadores somente em solo americano) e no engajamento nas mídias sociais (3,5 milhões de usuários). Mas será que devemos creditar esses números ao crescimento da competição ou ao fato de ter sido uma edição especial da competição – Comemoração dos 100 anos da Conmebol – e ainda ter sido realizada em um país que ainda não havia sido sede, uma vez que os EUA não fazem parte da Conmebol e sim da Concacaf, ou ainda atribuir esse recorde de audiência ao fato de que o futebol está na fase de crescimento do ciclo de vida?

O ciclo de vida do produto é dividido em 4 fases (conforme a figura abaixo). A introdução é a fase inicial de vida do produto, ou quando o produto é lançado no mercado, o crescimento é quando o produto começa a se firmar no mercado, a maturidade é quando o produto se torna estável, assim como o lucro e o declínio acontece quando o produto começa a perder market share.

curva do crescimento

A Eurocopa 2016 não foi uma edição especial e também obteve excelentes números: 2,4 milhões de pessoas nos estádios, 3,6 milhões de pessoas passaram pelas 10 Fan Zones, 2 bilhões de pessoas viram jogos pela televisão e o jogo de abertura teve 200 milhões de telespectadores, um aumento de 30% se comparado ao primeiro jogo da Eurocopa de 2012, realizada na Polônia e Ucrânia.

Outro ponto importante a respeito das diferenças entre os campeonatos é a questão do modelo de escolha das sedes. Enquanto a Copa América seguirá com o modelo de revezamento de país sede, a Eurocopa inova, e em 2020 será realizada em 13 cidades sedes de países diferentes.

Essa decisão da UEFA mostra que a Europa avança nesse sentido e a América segue atrasada, uma vez que diversificando as cidades e países evita-se a construção de novos estádios ou reforma de antigos, que acabam por se tornar um “elefante branco”.

É verdade que a dimensão espacial não pode ser comparada, mas acredito que a Conmebol deva pensar de forma mais consciente, como essa atitude de responsabilidade social da UEFA com a população e as cidades anfitriãs e não seguir o exemplo dado pela FIFA, como recentemente pôde ser visto na Copa do Mundo de 2014, evento que demandou a construção de diversos estádios em cidades com população pouco ativa na frequência de jogos, o que resultou em construções obsoletas, os famosos “elefantes brancos”.

Receba nossos posts GRÁTIS!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More