Por que sentimos que o tempo passa mais rápido conforme envelhecemos?

Já estamos em novembro e você provavelmente já se deu conta que este ano passou mais rápido que os demais, não é verdade? Você inclusive comentou com algum amigo, que concordou com uma frase como: “o tempo está voando!”.

A verdade é que você não está louco, a aceleração da percepção do tempo é um fenômeno que tem explicação científica. De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas, a sensação de que o tempo está acelerando ao longo dos anos é real: enquanto vivemos mais, paradoxalmente, sentimos que vivemos menos.

Em um experimento, foi solicitado a ajuda de pessoas de 16 e 80 anos. Sem temporizadores próximos, os participantes foram convidados a indicar quando um minuto havia passado. O mais jovens fizeram isso com maior precisão, enquanto os mais velhos sentiram que o tempo passou mais rápido.

Não é que as coisas sejam vistas em alta velocidade, mas em perspectiva – isto é, visto que um evento ocorreu há muito tempo – é percebido como um tempo muito curto, ao contrário de como foi percebido anos antes.

giphy

Uma teoria é sobre o armazenamento de memória. Por conta da quantidade de memórias que são adicionadas ao cérebro, resultado da experiência, há uma maior velocidade de memórias. Esse fenômeno acontece devido ao fato de que, com a passagem da idade, estamos perdendo o sentido do romance. Nada nos surpreende, tudo nos é apresentado como um desfile de coisas já conhecidas.

Por outro lado, o neurocientista David Eagleman diz que esse fenômeno se deve ao fato de que ao longo do tempo, nosso cérebro gasta menos energia para processar experiências. Quando a experiência é nova, nosso cérebro gasta mais energia e produz a sensação de que demora mais tempo. O cérebro se esforça para colocar toda a atenção possível para aprender novos conhecimentos e é assim que o tempo passa devagar. No entanto, quando você passa pela mesma situação novamente, a memória ignora milhares de detalhes e o tempo passa mais rápido.

Portanto, ao longo dos anos, os dias e os meses parecem passar com mais velocidade. Mas, calma, porque tudo ainda está sob controle!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More