Robôs que funcionam como as formigas: em times

Pesquisadores do laboratório de robótica da Université Libre de Bruxelles estão começando a desenvolver pequenos robôs dotados de inteligência independente, que se juntam para unir forças quando a tarefa é grande demais para apenas um (lembra disso?)

Os pequenos robôs, quando acoplados uns aos outros, estabelecem um sistema hierárquico, mudam de cor e obedecem aos comandos de maneira organizada pelo líder, que permanece na cor vermelha.

Outro ponto relevante é o aprendizado automático para se atualizarem e se consertarem, caso necessário. Se o grupo de robôs passar por um caminho e o primeiro detectar um obstáculo, os demais robôs recebem a mensagem e não cometem o erro do líder.

A demonstração do trabalho cooperativo é incrível e nos mostra como as máquinas poderiam ser ensinadas afim de realizar uma tarefa que não seriam capazes de solucionar sozinhas. De acordo com o projeto do pesquisador Marco Dorigo, o potencial é ilimitado e o objetivo é criar uma plataforma com diversos robôs para realizarem uma tarefa específica ou formar um mega robô e conquistar a humanidade o mais rapidamente possível. Eu espero que ele esteja brincando.

Fonte e fonte.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More