O branded content ataca a literatura

Divisão italiana da Mercedes-Benz foi pioneira na estratégia

O ano que passou provavelmente ficará marcado para o branded content como seu maior período de crescimento e estabelecimento como um grande braço do mercado publicitário. Sites, revistas, jornais e canais de televisão viram nele a melhor solução estratégica e uma maneira de driblar certas crises (criativas, por exemplo), enquanto as marcas encontraram nos meios jeitos inovadores de contar suas histórias. Tudo bem que ainda, muitos, acham que é só fazer um filmão de três minutos e pronto: temos um “branded content”.

Agora, tudo indica que a literatura será a próxima porta a se abrir (ainda mais) para essas ações. Algo que os quadrinhos já fazem muito bem e grandes produções em seus universos compartilhados, também.

Lembro de um exemplo clássico: a divisão italiana da Mercedes-Benz, por exemplo, lançou há um tempinho um trabalho de ficção de 33 páginas dedicado à sua história, em parceria com o Google. Graças à tecnologia do portal, a “La Forma della Nuvole” conseguiu captar onde estava o leitor, de forma que ele se tornasse o protagonista da história, por conta de fatores como a localização que ele se encontrava e as condições meteorológicas do lugar em questão. O ponto é que o criador do livro não era um redator ou especialista de marketing, e sim um romancista de best-seller, o italiano Gianrico Carofiglio. Tal obra ficou conhecida como um divisor de águas para o branded content, que até então estava restrito à parcerias com publicações jornalísticas ou audiovisuais.

laforma

“La Forma della Nuvole” teve um resultado inicial positivo: foram mais de 90 mil downloads. Já em relação à venda de carros, a informação não foi divulgada.

Para os escritores, a vantagem é – de cara – o lado financeiro, uma vez que apenas 11,5% dos autores profissionais – tanto literários quanto acadêmicos – ganham a vida apenas com esse ofício (Author’s Licensing and Collection Society). Já para as marcas, a contra-partida é óbvia: conteúdo de qualidade e vender seus produtos para os fãs dessas histórias. Além disso, autores e romancistas podem trazer novas perspectivas para os redatores das agências, aumentando e diversificando assim o processo criativo padrão da indústria. É um pouco diferente de jornalistas criando para revistas customizadas em parceria com marcas.

A história, no fim das contas, não é tão novidade assim – podemos comparar a chegada do branded content à literatura com o fato das obras literárias já estarem acostumadas aos licenciamentos para lançar produtos derivados de suas histórias e, mais recentemente, à tomada do espaço digital, tendo-o como uma oportunidade para se conectar com seus consumidores (o Star Wars sempre fez isso). A autora da saga de Harry Potter, JK Rowling, é um exemplo: ela firmou uma parceria com a Sony para o lançamento da Pottermore, acordo que durou três anos (e lançou dezenas de ações e projetos). Rowling encontrou, ali, uma maneira de expandir o universo de Harry Potter fora da esfera editorial tradicional.

hogwarts share

De qualquer forma, em um mercado que precisa e anseia por mudanças, mais tentativas como essas são válidas. Esse pode ser mais um passo no caminho da evolução da publicidade. Fico na expectativa (e curioso).

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More