in

Les Puf: uma livraria que imprime (na hora) o livro que você quer

Não é difícil andar por aí e se deparar com uma livraria que acabou de fechar as portas. Infelizmente.

Seja por preços de aluguel muito altos ou – e especialmente – pela queda no número de vendas de livros físicos, cada vez mais livrarias encerram suas atividades. Foi o que aconteceu com a Les Puf, publicadora universitária da França.

A livraria passou por esse processo, mas logo voltou com uma nova proposta: imprimir, na hora, o livro que o cliente quer. 

No local, há um catálogo – um um tablet (claro) que exibe 5 mil títulos originais e outros 3 milhões disponíveis pela On Demand Book, empresa norte-americana responsável pela criação da impressora portátil de livros.

O processo é bem rápido: o cliente escolhe, a máquina puxa o PDF original do volume, imprime, cola e encapa. Não dá nem tempo de ir até o café da livraria pedir um espresso. 

Este vídeo explica melhor como essa história funciona: 



Depois da Les Puf, a máquina chegou em vários outros lugares, especialmente bibliotecas e livrarias universitárias. Lojas tradicionais, como a Barnes & Noble, nos EUA, também aparecem na lista das que aderiram à moda. Além das vantagens óbvias de economia de preço, o esquema permite que as livrarias tenham catálogos bem maiores, incluindo até livros raros e já fora de circulação. 

Será que a máquina chega por aqui? Com essa história de cada vez mais livrarias brasileiras fechando as portas ou anunciando falência – a exemplo da Fnac e da Saraiva, respectivamente – a ideia parece uma boa solução.

Reportar

Gostou do post?

82 points
Upvote Downvote
Hero

Escrito por Gustavo Giglio

Updater, sócio do UoD, diretor de marketing/novos negócios.

100 Posts Mr. Postman!1000 Posts NinjaContent AuthorStory Maker

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0