in , ,

Lush resolve abandonar as mídias sociais no Reino Unido. Motivo? O algoritmo.

“Estamos cansados de lutar com os algoritmos. Não queremos pagar para aparecer no seu feed.”

“Estamos pulando fora das mídias sociais”

Imagine o seguinte cenário: uma marca com uma base sólida de mais de 500 mil seguidores no Instagram, 400 mil no Facebook e 200 mil no Twitter.

Numa rápida olhada nesses números absolutos, podemos dizer que se trata de um case de sucesso em social media. Mas no Reino Unido, a Lush cansou desse jogo. Jogou a toalha.

abandonando as três principais redes sociais

A marca de cosméticos cujos diferenciais são não realizar testes em animais, utilizar embalagens de baixo impacto ao meio-ambiente e oferecer produtos 100% veganos deu um basta à ditadura do algoritmo.

A fachada de uma das lojas da LUSH (UK)

Em meados de abril, a Lush britânica anunciou em seus canais sociais que estava abandonando sua presença nas três principais redes sociais.

Nós estamos cansados de lutar com os algoritmos, e não queremos pagar para aparecer no seu feed. Acreditamos que é hora de parar de falar, e começar a escutar. Então, é isso que estamos fazendo

Mudança na estratégia

Enquanto a divisão da Lush nos Estados Unidos segue atuando normalmente em social media, no Reino Unido a empresa dá um “aparente” passo atrás. Digo aparente, pois reforça que no meio digital manterá o live chat no site, email de atendimento e outras formas tradicionais de contato. Em vez de se espraiar, aparentemente quer concentrar a audiência em seu canal proprietário.

Todavia, com um propósito e valores de marca tão enraizados e conectados ao público-alvo, a Lush aposta que as próprias consumidoras farão o que no jargão do marketing se chama de Word of Mouth (WOM) – o famoso “boca a boca”, em bom português.

Com produtos coloridos, com uma pegada artesanal e “instagramáveis”, a marca vai deixar que sua comunidade e influencers do segmento atuem como embaixatrizes da marca. Como a a própria Lush UK informou no comunicado, vai parar de falar e passar a ouvir, observar suas clientes por meio das hashtags #LushCommunity, #BathArt, #LushLabs e #LushMakeup nas redes sociais e também em seus canais proprietários, como o site oficial.

Nós somos uma comunidade e sempre foi assim. Acreditamos que podemos fazer mais barulho usando nossas vozes ao redor do mundo porque quando assim o fazemos, conduzimos as mudanças, desafiamos normas e criamos uma revolução no segmento da cosmética. Queremos ser sociais para ser mais sobre sentimento e menos sobre “likes”

A declaração faz parte do comunicado oficial, ratificando o posicionamento da marca.

Reportar

Veteran

Escrito por Juliano Schüler

Natural de Porto Alegre, fundou e foi sócio da agência Quater por sete anos, atuando como Head de Conteúdo e Criação. Atualmente vive em Nova York, onde cursa Building Brands with Purpose na New York University (NYU). Schüler é publicitário, jornalista, pós-graduado em Branding de Conteúdo e Cocriação (PUCRS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

43 points
Upvote Downvote