Conheça o xEMU, novo traje da NASA para viagens à Lua

Nesta semana, a Nasa divulgou o xEMU – novo projeto de trajes espaciais desenvolvidos especialmente para serem usados na Lua. Os modelos visam ser mais flexíveis que os antigos (ainda bem, não?), para que os astronautas tenham mais mobilidade nas pernas, e também permitem dobras e torções na área da cintura. E apesar de ainda serem protótipos, a agência garante que eles serão usados em 2024 – que é, aliás, o prazo final para que a NASA envie humanos para a Lua.

rrorLUeaNH3vVtc2PC3La6 1200 80

A inspiração para os novos modelos veio dos trajes usados na Estação Espacial Internacional, a ISS. A ideia era atualizá-los pensando em conforto, para que astronautas possam viver e até trabalhar em solo lunar, sem se preocuparem com limitações de movimentos. Com recurso ajustável na região do ombro, a nova roupa ainda é adaptável a diferentes tipos e tamanhos de corpo.

Outro problema dos trajes antigos que foi resolvido na nova versão é a questão dos zíperes e cabos – o fato de existirem essas coisas no modelo anterior fazia com que a poeira lunar, que é bastante fina, entrasse em contato com o corpo facilmente. Em relação à temperatura, a roupa também está preparada: ela garante proteção de -250 a 250 graus na escala Fahrenheit.

moCxFqg98cMesos9Fmh9EL 1200 80

A próxima revisão do design já tem data marcada: será em 2021, quando a NASA fará ainda uma bateria de testes com as roupas. As experiências irão incluir, por exemplo, colocá-las dentro de uma câmara de vácuo, como forma de simular o ambiente lunar.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More