Como vai a sua dependência pelo celular?

Um, em cada 4 jovens, é viciado em smartphone, segundo a pesquisa do King’s College London. Este é um daqueles números que causam pequeno choque, mas seguem na invisibilidade, porque é quase impossível fazer uma pessoa abrir mão de toda facilidade e acesso que o dispositivo traz.

E pensa comigo: quão grave é alguém afirmar que “não consegue controlar a quantidade de tempo que passa diante do smartphone”, ou que “fica em pânico” ou “chateado” se lhe for negado o acesso constante ao seu aparelho? Pois é.

Outro estudo, da Universidade Harvard, apontou que 53% dos entrevistados disseram que o smartphone era seu melhor amigo – o que nos leva a perceber a dimensão gigantesca que a dependência psicológica causa na nossa sociedade. Obviamente, tudo isso se deve à facilidade de acesso às notícias, às interações instantâneas, às boas curtidas recebidas e assim por diante, numa era de escassez de estima, transtornos psicológicos e crises de ansiedade, que se retro alimentam de todo este comportamento.

E foi com todo este contexto que a Sonae Sierra, em parceria com a Foundation Learning, resolveu levantar o debate, em campanha criada pela Havas Espanha.

Por fim, a campanha propõe 10 perguntas, com o objetivo de provocar alguma reflexão.

  1. Você dorme com o celular próximo a você, com as notificações ativadas?

  2. Você navega no celular, ao deitar, e acaba dormindo mais tarde do que o esperado?

  3. A primeira coisa que você faz de manhã é olhar para o celular?   

  4. Você leva seu celular para o banheiro?   

  5. Se você deixar seu celular em casa, você voltaria só para buscar ele?

  6. Você já teve sua atenção chamada por estar usando muito o celular?

  7. Você se sente desconfortável quando não tem o telefone por perto?

  8. Você anda enquanto vê a tela?

  9. Você deixa as notificações ativas enquanto dirige, está com seus amigos, pratica esportes, etc …?

  10. Quando você tem tempo para si mesmo, acaba investindo no celular, em vez de realizar outras atividades que tinha em mente?

  11. Você leva o celular para outro cômodo quando se desloca pela casa?

E aí, em quantos você se encaixa?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More