NRF 2020: o futuro começa a virar realidade

Depois de três dias de palestras e tours entre os expositores da NRF, pode-se dizer que a edição 2020 não apresentou nenhuma grande tecnologia disruptiva. Vimos, por outro lado, muitas das novidades anunciadas em anos anteriores enfim se consolidando. O varejo está agora pronto para a visão computacional (até pouco tempo somente a Amazon era capaz de fazer), e a Inteligência Artificial entrou de vez no jogo, tornando as vendas mais preditivas e personalizadas.

4744AAB2 CD46 4794 BEC8 CFF07FB2AAD0


Mas o que tornou possível esse avanço?

Se em 2019 deixamos a NRF com a ideia de que o dado era o novo petróleo, em 2020 a leitura do presidente do International Data Corporation (IDC) foi que os dados são como água: precisam ser limpos e tratados para que possamos usufruir deles.


E é o tratamento dos dados que tem transformado o mercado de varejo. Segundo dados mostrados na apresentação de Satya Nadella, presidente da Microsoft, 400 petabytes de dados são gerados a cada hora pelo mercado varejista. Uma vez tratados, esses dados conduzem o consumidor a uma experiência diferente, da precificação à automação da cadeia de suplly chain.

1006E2DC 72D5 4FF6 873A F9EACEDD21AD


São os dados também que têm ajudado na implantação das tecnologias de self-checkout e reconhecimento facial, por exemplo. E até mesmo a diversidade oferecida pelos grandes varejistas e a aposta em novos produtos, a fim de atrair consumidores e aumentar as vendas, é fruto da profunda análise de dados. Graças a isso, lojas físicas estão se transformando em hubs estratégicos para retirada de produtos ou oferta de serviços – sem estoque. Ou seja, a integração entre o físico e o online é um caminho sem volta. E depende de um olhar atento sobre os históricos de consumo de cada cliente.


Para um olhar mais adiante, as tendências virão da China, que está cerca de 5 cinco anos à frente do mercado das Américas. Por lá, foco na personalização e na experiência facilitada pelo uso majoritário de celulares e smartwatches em pagamentos, com a criação de ecossistemas que fazem absolutamente tudo.


Ainda no tom do que era previsto desde 2019, todos os avanços tecnológicos miram melhorar a experiência do usuário. Muda o olhar sobre o cliente e, portanto, a forma de falar com ele, do atendimento ao marketing. Segundo Satya Nadella, 30% das vendas concretizadas em seu ambiente online em 2019 vieram de recomendações, daí a importância de entender e atender às expectativas de cada cliente, individualmente, para alcançar novas vendas e novos clientes.


Com a consolidação de tantas tecnologias e a especialização de funcionários, o cenário do futuro próximo tem se desenhado a partir de uma enorme eficiência operacional, com menos trabalho manual e espaços usados com inteligência. O uso de assistentes virtuais vem sendo impulsionado, e a robótica assume uma posição de destaque, por exemplo, no controle de inventários. Tudo em tempo real, respeitando o cliente e, claro, coletando dados que permitam continuar aperfeiçoando ainda mais a personalização. No alvo desse processo, chegaremos ao momento em que produtos e serviços procurarão seus clientes, e não mais os clientes precisarão ir atrás do que precisam.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More