Dalai Lama: “Precisamos combater o coronavírus com compaixão”

Dalai-lama, chefe de estado, e líder espiritual do Tibete, publicou neste dia 15 em seu Facebook, “o por que a oração não é o bastante“, com uma visão clara sobre como devemos nos tratar – e todos ao nosso redor, durante essa pandemia.

Assim como o Papa, o líder espiritual budista também aplaude a ciência, pesquisa, no aprendizado e na colaboração para lidar com tudo isto, em conjunto com nossas crenças. Por isto achei interessante compartilhar com você, nesta tradução livre.

‘Prayer Is Not Enough.’ The Dalai Lama on Why We Need to Fight Coronavirus With Compassion

Às vezes, amigos me pedem para ajudar com algum problema no mundo, usando alguns “poderes mágicos”. Eu sempre digo a eles que o Dalai Lama não tem poderes mágicos. Se o fizesse, não sentiria dor nas pernas ou dor de garganta. Somos todos iguais aos seres humanos e experimentamos os mesmos medos, esperanças, e as mesmas incertezas.

Da perspectiva budista, todo ser senciente está familiarizado com o sofrimento e as verdades da dor, velhice e morte. Mas, como seres humanos, temos a capacidade de usar nossa mente para vencer a raiva, o pânico e a ganância. Nos últimos anos, tenho enfatizado o “desarmamento emocional”: tentar ver as coisas de forma realista e clara, sem a confusão de medo ou raiva. Se um problema tem uma solução, precisamos trabalhar para encontrá-la; caso contrário, não precisamos perder tempo pensando nisso.

Nós, budistas, acreditamos que o mundo inteiro é interdependente. É por isso que falo frequentemente sobre a responsabilidade universal. O surto deste terrível coronavírus mostrou que, o que acontece com uma pessoa pode em breve afetar todos os outros seres. Mas também nos lembra que um ato compassivo ou construtivo – seja trabalhando em hospitais ou apenas observando o distanciamento social – tem o potencial de ajudar muitos.

Desde que surgiram notícias sobre o coronavírus em Wuhan, tenho orado por meus irmãos e irmãs na China – e em todos outros lugares. Agora podemos ver que ninguém está imune a esse vírus. Todos estamos preocupados com os entes queridos e com o futuro, tanto da economia global quanto de nossas próprias casas. Mas a oração não é suficiente.

Esta crise mostra que todos devemos assumir a responsabilidade sempre que possível. Devemos combinar a coragem, que médicos e enfermeiros estão demonstrando com a ciência empírica, para começar a mudar essa situação e proteger nosso futuro de mais ameaças desse tipo.

Neste momento de medo, é importante pensarmos nos desafios a longo prazo – e nas possibilidades – de todo o globo. Fotografias do planeta a partir do espaço mostram claramente que não existem fronteiras reais em nosso planeta azul. Portanto, todos nós devemos cuidar disso e trabalhar para evitar as mudanças climáticas e outras forças destrutivas. Essa pandemia serve como um aviso de que somente reunindo uma resposta global e coordenada é que vamos encontrar a magnitude sem precedentes dos desafios que enfrentamos.

Também devemos lembrar que ninguém está livre do sofrimento e estender nossas mãos a outras pessoas que não possuem lares, recursos ou família para protegê-los. Essa crise nos mostra que não estamos separados um dos outros – mesmo vivendo nossa vida individual. Portanto, todos temos a responsabilidade de exercer compaixão e ajuda.

Como budista, acredito no princípio da impermanência. Eventualmente, esse vírus passará, como já vi guerras e outras ameaças terríveis em minha vida, e teremos a oportunidade de reconstruir nossa comunidade global, como fizemos muitas vezes antes. Sinceramente, espero que todos possam permanecer seguros e calmos. Neste momento de incerteza, é importante que não percam a esperança e a confiança nos esforços construtivos que muitos estão fazendo.

Dalai Lama

Fique bem e passaremos por tudo isto juntos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More