Spotify e MORE GRLS: Quais os novos critérios para incluir a diversidade nas empresas?

Com Monique Evelle da Desabafo Social, Maira Reis da camaleao.co, Lisiane Lemos, Especialista em Tecnologia e Gabe Maruyama do duo Angry.

Spotify

Como diz a música de Jorge Ben, moramos num país tropical e, de fato, ele é bonito por natureza. Mas, infelizmente, não conseguimos representar toda esta riqueza no mercado corporativo.

Hoje, segundo o Instituto Ethos, 64,2% dos desempregados no Brasil são negros. Além disso, de acordo com a pesquisa do International Business Report, apenas 19% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres e, dos 45 milhões de brasileiros com alguma deficiência, apenas 1% está empregado. Este cenário deixa claro que a indústria não dá valor – ou pior, não conhece – o real potencial da diversidade no ambiente corporativo.

Para conversar sobre esse desafio, o podcast “Job pra Ontem”, iniciativa do MORE GRLS, recebeu Monique Evelle – Fundadora da Desabafo Social, Maira Reis – Fundadora da plataforma de recrutamento camaleao.co, Lisiane Lemos – TEDx Speaker, Especialista em Tecnologia e Forbes Under 30 e Gabe Maruyama – Diretora de Cena e parte do duo Angry.

Ouça o programa:

Sobre o “Job pra Ontem”

“Job pra Ontem” é o podcast do MORE GRLS que pretende não só discutir, como ajudar a resolver os grandes problemas da indústria da comunicação. Sabe aqueles que incomodam todo mundo, mas a gente estava com tanto job na mesa que ficaram pra depois? Pois é, colocamos na pauta e como prioridade. O prazo? Pra ontem.

Porque está difícil demais a gente continuar trabalhando assim. Vai ter briefing completo feito por incríveis planejadoras do mercado. Vai ter time alocado para resolver e vai ter job entregue mesmo, no prazo.

Cada episódio traz convidados diferentes que vão participar de uma verdadeira sessão de brainstorm, guiada pelas co-fundadoras do MORE GRLS: Laura Florence e Camila Moletta. Vamos pensar em como resolver o overworking, o assédio, a falta de negros nas agências, etarismo, as concorrências, a meritocracia… e até o coronavírus, que veio pra mudar de vez o jeito que a gente vive e trabalha.

No final, vamos sugerir soluções práticas para que o mercado de comunicação seja melhor pra todos. Fique atento às redes sociais do @moregrls que toda semana tem briefing novo e você também pode pegar esse job.


Sobre MORE GRLS:

“O MORE GRLS é um instituto sem fins lucrativos que visa aumentar o número, o valor e a visibilidade das mulheres criativas nas áreas da publicidade, design e conteúdo. Somos dedicadas a mudar a cultura corporativa, mostrando que ter uma equipe diversa é diferencial de negócios, e não somente responsabilidade social.

A indústria da comunicação sempre contribuiu para uma cultura machista, criando estereótipos como a “mãe perfeita” e a “garota sexy da cerveja”, “a mulher multi-tarefa”. Não à toa, 65% das mulheres não se identificam com a sua representação na publicidade, embora representem 85% do poder de compra. Irônico, mas tem explicação: as mulheres ocupam uma ínfima parcela dos cargos que criam essas mensagens.

A falta de sentido desse cenário foi o insight para criar o MORE GRLS. Como líderes criativas, decidimos parar de reclamar e resolvemos fazer alguma coisa para mudar. Não aceitamos que mulheres ocupem apenas 26% das vagas criativas e nem que sejam 25% da liderança. Muito menos que apenas 4,3% de mulheres negras estejam na liderança das agências.

Depois de dois anos, com o apoio de muitxs colaboradorxs, nos tornamos a comunidade criativa feminina mais significativa no Brasil e talvez no mundo. Fundamos um instituto, novos serviços, fizemos inúmeras palestras e eventos, criamos um podcast. Acreditamos que esses são apenas os primeiros passos rumo a real equidade de gêneros.

Acreditamos no diálogo, na conscientização, na sororidade e de que é possível acelerar as mudanças.”

more
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More