Dica pra semana? Não se esqueça de respirar

Só respire.

Sim, você ainda respirará, mesmo se esquecer de fazê-lo. De fato, é isso que fazemos na maior parte de nossas vidas. E por uma boa razão – não seríamos muito eficazes em mais nada se tivéssemos que lembrar constantemente de respirar. Mas muitas vezes, na meditação, as distrações que enchem a mente ocorrem às custas da respiração. Nossa respiração espelha diretamente o humor em nossas mentes e corpos. Se um pensamento agitado entrar na mente, nossos corpos ficarão tensos e nossa respiração poderá parar por cinco ou dez segundos. Se um pensamento medroso entra em nossas mentes, nossa respiração pode acelerar.

“Não se esqueça de respirar” é outra maneira de dizer “fique presente com o aqui e agora“. A razão pela qual seguimos a respiração na meditação é porque está aqui conosco. Não podemos fugir disso, nem devemos querer. É um reflexo direto de como estamos indo. Se um guia, de algum app que estiver utilizando ou similar, solicitar que você “faça o check-in com o corpo“, a respiração deve ser o primeiro da lista. A inspiração e a expiração são constantes, que lembram as ondas constantes, intensas e estrondosas de nossas vidas. Uma respiração natural pode nos ‘equalizar’ imediatamente de volta e exige muito menos esforço do que o robótico e rígido: “Você está distraído! Volte o foco para a respiração!” Não precisamos nos lembrar mentalmente.

A respiração está aí. E por toda sua vida, vai existir.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More