Por que você não deve fazer um plano para 2021

Será que já estarão liberados os grandes eventos presenciais no ano que vem? Será que faz sentido retomar as ações não executadas de 2020?

Você provavelmente está sofrendo com o desafio de planejar o ano de 2021 em sua empresa. E deve estar se perguntando: será que já estarão liberados os grandes eventos presenciais no ano que vem? Será que faz sentido retomar as ações não executadas de 2020? Neste processo de planejamento estamos nos fazendo tantas perguntas, menos a mais importante de todas: qual o valor de um plano em um mundo que muda tanto?

É preciso entender que as ferramentas de gestão do passado já não servem para nos guiar para os próximos anos. Controle, estrutura e planejamento são palavras que não combinam com um mundo complexo, contraditório e interconectado. E é por isso que você não deve criar um plano para 2021, afinal, a probabilidade de você não conseguir implementá-lo como imaginou é muito grande.

Planos engessam as empresas, mas a estratégia as liberta. Ter uma estratégia é mais do que ter uma série de ideias colocadas em um documento, como sugerem os planos. Estratégia é clareza dos seus objetivos e ter informações que orientem sobre a melhor forma de alcançá-los. Estratégia é foco e, sem foco, nada pode ser realizado.

Então, para você que está sofrendo para criar um plano para 2021, meu conselho é o seguinte: não perca tempo desenhando ações. Ao invés disso, prepare a estrutura da sua empresa para adotar novas metodologias de gestão. Distribua autonomia para suas equipes. Adote processos que te permitam sentir e responder às demandas do seu mercado com máxima agilidade. Invista em uma estrutura de coleta e análise de dados em tempo real. E, se você ainda não fez a transformação digital do seu negócio, esta talvez seja sua última chance. 

Muitas empresas vão se recusar a fazer estas mudanças e preferir seguir seus antigos planos ignorando toda a transformação que acontece ao seu redor. E isso vai abrir espaço para empresas mais corajosas entrarem com novas ideias, novos produtos e serviços. Em 2020 nós aprendemos que futuro pode chegar bem antes do que conseguimos prever. Certifique-se que você está preparado para se adaptar ao futuro pois outras empresas certamente estarão.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More