“Uma época maravilhosa para investir em Startups”

Frase de Boaz Albaranes, um israelense que viveu muitos anos no Brasil, é sócio do fundo de investimentos MindSet Ventures, foi cônsul econômico israelense no Brasil e mentor em programas de aceleração da IBM, do Google e da Startup Farm.

Apesar de estarmos em meio a uma das maiores crises econômicas dos últimos tempos, apesar de o Brasil ser um país com baixíssima previsibilidade do cenário político e econômico, e ser um dos países mais complexos para se abrir uma empresa, os investidores estão bastante otimistas.

Após mais de 20 anos como executivo de marketing em multinacionais, o tema empreendedorismo deixou de ser apenas uma paixão para tornar-se a minha atividade principal, e é por isso que quando escutei a frase acima, fiquei bastante intrigado. Já imaginava que os investidores iriam enxergar oportunidades no meio desse caos que se instalou em nossas vidas, mas entre “oportunidade” e “época maravilhosa” existe uma certa diferença. Minha primeira reação foi achar que a pessoa que cunhou a frase pudesse ser um otimista exagerado sem grande conhecimento da nossa realidade, mas logo em seguida percebi que ele é um típico investidor sagaz, inteligente e bastante cartesiano. Além do fundo no Brasil, ele investe em empresas de tecnologia como sócio de outros fundos de investimento nos EUA e Israel, ou seja, nos dois ecossistemas mais sofisticados e prósperos para startups. Fui ouvir outros investidores e percebi que Albaranes não está sozinho em sua visão. O Brasil realmente está em um momento muito atrativo para o mercado investidor.

São vários fatores que somados estão colocando o nosso mercado em uma posição privilegiada. Alguns deles são mais óbvios, como o tamanho da nossa população e do nosso PIB, que sempre atraíram grandes players globais. A taxa de juros SELIC no nível mais baixo, ajuda bastante. Mas existem novos fatores, como a qualidade dos novos empreendedores, a capacidade criativa do brasileiro e o fato de terem surgido startups brasileiras no ranking dos unicórnios (avaliadas por mais de US$ Bi).

Depositphotos 141842454 s 2019
se você tem algum plano de iniciar um negócio próprio, a minha recomendação é começar já

A qualidade dos empreendedores talvez tenha a ver com o ambiente hostil que os empreendedores brasileiros são expostos, e por isso ficam mais preparados para enfrentar qualquer tipo de situação. Mas tem a ver também com a safra de talentos que surgiram junto com estas startups de tecnologia nas duas últimas décadas. Estes brasileiros aprenderam como se faz uma empresa de tecnologia nos mesmos moldes do Vale do Silício e muitos deles viraram milionários. O que me deixa muito esperançoso é que a maioria destes novos milionários resolveram re-investir suas fortunas em novas startups brasileiras e isso está fazendo com que uma grande roda desse ecossistema comece a girar, atraindo mais talentos, mais investidores e gerando mais cases de sucesso.

O fato é que se você tem algum plano de iniciar um negócio próprio, a minha recomendação é começar já, pois nunca a tecnologia esteve tão disponível, nunca existiram tantos investidores abertos para o risco, nunca foi tão barato investir em publicidade para atrair consumidores. Ao mesmo tempo, todo esse cenário está fazendo surgir muitos novos empreendedores, portanto a competição também será cada vez maior e por isso acredito que quem deseja empreender precisa se preparar cada vez mais cedo. Precisa conhecer muito bem o mercado que quer atuar e ter em mente que a busca pelo primeiro investidor é uma corrida que vence quem estiver melhor preparado.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More