Como ser mais produtivo trabalhando de casa

Toda essa flexibilização de trabalhar em casa, pode fazer com que as pessoas percam o foco no trabalho e acabem se rendendo à procrastinação.

Quem trabalha remotamente sabe o quanto é bom não ter que se deslocar até o local de trabalho. Para aqueles que são autônomos então, é libertador escolher os próprios horários e ser seu próprio patrão.

Contudo, o que não falta são pessoas que agora trabalham em casa procurando por dicas de como ser mais produtivo trabalhando em casa. Isso porque toda essa flexibilização de trabalhar em casa, pode fazer com que as pessoas percam o foco no trabalho e acabem se rendendo à procrastinação.

Quer saber como vencer a procrastinação e se tornar uma pessoa produtiva em seu trabalho home office? Então veja a seguir algumas dicas!

Trabalhar em casa é menos produtivo?

Embora o trabalho em home office tenha essa questão da flexibilização de horários, não é certo afirmar que trabalhar em casa é menos produtivo. Afinal, a produtividade está atrelada a forma como cada pessoa lida com as questões do dia a dia.

Há, inclusive, pesquisas e relatos de pessoas que se tornaram muito mais produtivas trabalhando em casa. Contudo, o equilíbrio é sempre importante, por isso, é preciso estabelecer regras como horário para o trabalho e para questões da vida pessoal.

E não há dúvidas de que o trabalho em home office é muito importante. Ainda mais agora em tempos de pandemia, trabalhar em home office se tornou uma alternativa viável para conter a disseminação do covid-19 e ao mesmo tempo mostrou para muitas pessoas que essa é uma realidade possível.

Vencendo a procrastinação

Um dos maiores desafios de quem trabalha em casa é superar a procrastinação. Estar em casa pode ser uma grande distração para quem atua em home office.

São tantas coisas que tiram a atenção, como televisão, smartphone, a casa para limpar, comida para preparar, familiares chamando, entre tantas outras coisas.

Contudo, a procrastinação é algo interior que aparece e pode fazer com que toda a sua produção diária perca o ritmo. Por isso, para se tornar mais produtivo é preciso se libertar da procrastinação.

#1 Crie um ambiente de trabalho

Ter sua própria mesa de trabalho em um local confortável e agradável é o primeiro passo para se tornar mais produtivo em home office.

Por estar em casa, você pode acabar trabalhando em locais que te deixam menos produtivo, como na cama ou no sofá.

#2 Use roupas apropriadas

Pijamas são confortáveis, mas não são roupas de trabalho. Quando acordar para trabalhar, troque de roupa.

Você pode vestir roupas confortáveis, mas é importante que não seja seu pijama ou aquela roupa de “descanso”.

#3 Faça pausas ao longo do expediente

Isso significa parar alguns minutinhos para beber água, ir ao banheiro, comer um lanche e claro, se alongar.

Trabalhar em casa te dá uma oportunidade incrível de estar próximo a família e poder brincar com seu pet, então aproveite. Mas lembre-se, é importante manter a disciplina.

#4 Defina um horário de trabalho

É muito mais fácil ser mais produtivo quando se tem um horário de trabalho definido.

Por isso, defina um horário para começar a trabalhar e outro para terminar seu expediente. Você perceberá o quanto isso fará diferença para sua produtividade.

#5 Tenha uma agenda organizada

Organização é outro conceito que permite ser muito mais produtivo e isso também se aplica a sua agenda de trabalho.

Nesse caso, anote todas as suas reuniões, entrega de trabalhos e outros itens que possuem data e horário específico. Assim ficará mais fácil organizar suas tarefas diárias.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More