Um macaco jogando pong… com a mente. Confira a última do Elon Musk

Elon Musk afirmou que o trabalho da companhia vai permitir que pessoas com paralisia utilizem um celular com a mente “mais rápido do que alguém com os dedos.

Na quinta-feira, uma das empresas de Elon Musk, a Neuralink, postou um vídeo mostrando um macaco jogando Pong usando nada além de um implante cerebral conectado sem fio ao computador que hospeda o jogo.

As cenas mostram o macaco Pager, de 9 anos, que recebeu implante de um chip no cérebro cerca de seis semanas antes da gravação, controlando o game ‘Pong’ mesmo com controle desligado. A divulgação do material desse tipo não foi feita da forma como é comum no meio científico. Geralmente, o vídeo é acompanhado de um artigo revisado por pares em revistas científicas, o que não aconteceu.

Pager foi ensinado a jogar videogame com um controle, enquanto era recompensado por uma vitamina de banana. Enquanto fazia isso, um dispositivo da Neuralink gravou informações sobre a atividade dos neurônios do macaco através do chip implantado em seu crânio, segundo a empresa.

O dispositivo contém mais de 2000 eletrodos implantados nas regiões do córtex motor de Pager, responsáveis pela coordenação dos movimentos das mãos e braços. Os dados foram colocados em um “algoritmo decodificador” para prever os movimentos das mãos pretendidos por Pager em tempo real.

Após calibrar o decodificador, a Neuralink disse que o macaco foi capaz de usá-lo para mover o cursor, em vez de utilizar o controle do videogame.As cenas mostram Pager jogando com o controle desconectado.

No Twitter, Elon Musk afirmou que o trabalho da companhia vai permitir que pessoas com paralisia utilizem um celular com a mente “mais rápido do que alguém com os dedos.

Ele também mencionou a possibilidade de ajudar paraplégicos a voltarem a andar com o envio de sinais para neurônios responsáveis por respostas motoras.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More