Como a Ambev levou o Nubank para o rolê dos games?

Nos últimos meses tornaram-se comuns notícias relacionadas a marcas e o universo de games e e-sports. Semanalmente, um patrocínio aqui. Um collab acolá. Não há mais dúvidas de que esse ecossistema é muito rico em termos de engajamento. Porém, na semana passada, um anúncio (que eu noticiei aqui no Update or Die) chamou um pouco mais a atenção do que o normal. Pelas marcas que envolve, certamente, mas pela dinâmica de como o projeto foi criado.

Ao anunciar o Good Game WP, uma iniciativa que começa ainda neste mês de agosto com conteúdo diário e campeonatos de LoL, CS:GO, Free Fire e Valorant, a Ambev se uniu ao Nubank e iFood, a parceria contou com a intermediação da agência Black Duck. Mas como tudo isso começou? A Ambev tem uma área chamada Together, uma iniciativa que busca desenvolver projetos que ampliem a conexão das marcas do grupo com os consumidores e games, por que não, está no topo da agenda em termos de atração de recursos.

Para conduzir o projeto, a escolha foi feita a dedo e tendo como base o nível de paixão envolvido. Lucas Catharino, gerente de marketing de experiência da Ambev e fã de Warcraft, foi escolhido para a missão. Lucas conta que o sonho de ter algum tipo de envolvimento com games vem desde criança. “Nos intervalos entre um jogo e outro de Warcraft no meu Pentium 233 eu já tentava aprender nos fóruns como funcionava um servidor e tudo envolvendo infraestrutura de jogos online”, me contou Lucas.

Ele explica que a oportunidade surgiu diante dos incentivos de intra empreendedorismo dentro da companhia. “Acredito que nesse momento em que temos um cenário onde as empresas estão aprendendo a se conectar com esse público, o papel do apaixonado é fundamental. É muito difícil para uma organização entender o que é o sentimento, porém para o indivíduo não. Para quem vive o passion point é muito mais fácil identificar e traduzir as oportunidades, trazendo a conexão genuína que o público deseja.”

Mas como o Nubank entrou na parada?

Sobre a escolha do Nubank para compor o projeto, Lucas explicas que, assim que ele e a equipe envolvida se deram conta do tamanho do projeto, não fazia sentido desenvolvê-lo sozinho. “Nesse momento, procuramos uma empresa que tivesse valores próximos aos nossos, e que estivesse disposta a realmente investir no segmento em um projeto de longo prazo, onde o foco fosse o público final”, pontua.

Em seu blog, o Nubank defendeu o envolvimento no projeto como uma conexão direta com seu propósito de experiência. “O Nubank sempre foi 100% digital. Por isso, desde o começo atraímos pessoas apaixonadas por tecnologia – como os gamers. Tanto é que, na 7ª edição da Pesquisa Game Brasil, de 2020, fomos escolhidos como a marca preferida dos gamers na categoria “Banco” (mesmo não sendo um banco).”

“Nosso objetivo é criar uma das maiores iniciativas do Brasil para o público gamer. Para isso, vamos começar em agosto de 2021 com um circuito de conteúdos e campeonatos online e, em 2022, expandir para experiências presenciais ao redor do Brasil”, continua o comunicado da fintech.

Voltando ao Lucas, o gamer da Ambev lança um alerta para si e para outras marcas que queiram investir no cenário. “O público gamer está cansado de iniciativas que visam “surfar a onda” do mercado. Não adianta mais pegar um produto e acrescentar a tag “gamer” e achar que a comunidade irá abraçar. Precisamos criar conexões de verdade. Definitivamente eu diria que o principal don’t é: Não crie um projeto só porque você precisa criar.”

Deixo aqui outras iniciativas das quais já falei por aqui sobre games que valem ser estudadas e consideradas na pesquisa sobre o tema

Nobru é o novo head criativo de games das Casas Bahia

Os passos da Havaianas para construir uma ilha em Fortnite

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More