O erro milionário na promoção da Pepsi, que virou documentário da Netflix

Um dos mais bizarros desastres de marketing de todos os tempos.
“Pepsi, Where’s my Jet” é uma série documental sobre o processo judicial Leonard v. Pepsico, Inc.

Se você gosta de histórias e desastres de marketing, não pode perder esse: a promoção da Pepsi da década de 890 que trocava pontos por prêmios em que você podia ganhar um montão de mercadorias, inclusive… um jato Harrier.

Caso você não tenha ouvido a história, vou resumir:

A Pepsi criou uma promoção no estilo “juntou trocou”, que dava mercadorias da marca (coisas como chapéus, copos, mountain bikes, jaquetas, etc) de acordo com os pontos Pepsi acumulados pelos consumidores. 

Para o lançamento, a marca veiculou um comercial e, pra dar aquele impacto, usou um recurso comum na publicidade: o exagero. Segundo o comercial, você poderia trocar seus pontos até por um Harrier Fighter (um daqueles super jatos, que decolam e pousam verticalmente e que custam aproximadamente US$ 34,7 milhões). 

Assista ao comercial:

O que poderia dar errado? 

Bom, no final do comercial tinha uns letreiros com a pontuação necessária: 7 milhões de pontos pelo Harrier.

Hahahaha, que engraçado, é realmente um número absurdamente grande!

Infelizmente para a Pepsi, um sujeito resolveu fazer as contas e percebeu que sete milhões era um número totalmente factível. Aí, juntou os pontos e processou a Pepsi por $ 33 milhões quando a marca se recusou a entregar o jato. 

Mas o maior absurdo vem agora: afinal de contas, por que a Pepsi não usou uma pontuação bem maior e bem mais difícil de se alcançar?

** Essa parte pode ser um spoiler do Doc, mas se eu fosse você, eu continuava lendo**

O número original era 700 milhões (e não 7), mas foi reduzido na ilha de edição porque ficava muito difícil pra ler. E como era praticamente um número absurdo e ficcional, não faria diferença.

Mas fez.

Trinta e três milhões de dólares de diferença. 

Trailer do Doc

Pepsi, Cadê Meu Jato? é uma série documental americana sobre o processo judicial Leonard v. Pepsico, Inc. Estreou na Netflix em 17 de novembro de 2022.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More