A matemática por trás dos logos mais famosos

Recurso de criação ou truque para apresentar pro cliente? Geralmente, um pouco dos dois. Confira a matemáticas por trás dos logos

Quem trabalha com Design Gráfico sabe que em 90% dos casos essa “matemática” toda compartilhada aqui pelo artista Florian Popescu é mais pós do que pré-produção. Todas essas linhas dão aquela impressão de que o logo foi feito por engenharia, mas na realidade acabam funcionando mais como um recurso de aumento de credibilidade em apresentações, o que não é necessariamente condenável por sí só – primeiro porque não são mentiras e segundo porque áreas mais subjetivas são extremamente frágeis diante de clientes e muitas vezes é preciso um reforço.

Truque ou recurso? Os dois!

Isso posto, os cálculos e as linhas são um recurso importante em etapas mais avançadas do processo, para o famoso “polimento”e harmonização da arte, usando curvas para que as formas tenham unidade e equilíbrio. Especialmente a proporção áurea mais conhecida como “golden ratio”, que é uma proporção matemática (aproximadamente 1,618) que é considerada esteticamente agradável e equilibrada. A sequência de Fibonacci é uma série numérica em que cada número é a soma dos dois números anteriores (1, 1, 2, 3, 5, 8, etc.)que deixa as formas, a composição e o posicionamento de elementos visuais mais equilibrados e atraentes. Esses não são para encantar cliente, esses funcionam mesmo.

Enfim, vale a pena conferir as imagens para ver essa parte, da relação dos elementos, mesmo que sejam feitas para encantar cliente.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More