Lixo vira artigo de loja em Madrid, para alertar sobre o cuidado com os oceanos.

Uma iniciativa da EDP para mostrar o custo que o Planeta Terra paga pelo lixo jogado nos oceanos.

Um laptop, um tambor de máquina de lavar, uma figura do Darth Vader… Esses são objetos cujos donos um dia decidiram jogar no mar, mas o mar também não quer esse lixo e então a EDP entrou em ação. A companhia elétrica mais sustentável do mundo, segundo a Dow Jones, realizou uma limpeza subaquática que reuniu 597 mergulhadores do mundo todo, retirou mais de 3 toneladas de lixo do mar, na região de Sesimbra, em Portugal, e bateu o Recorde do Guinness.

13 destes objetos estão expostos numa loja inédita que a marca instalou na Gran Vía, em Madrid. A “Backwash” é a primeira pop-up store do mundo que reúne “objetos que ninguém quer”, com o objetivo de conscientizar o público sobre a necessidade de agir para proteger o planeta e lutar contra as mudanças climáticas.

OOH copy

Cada objeto tem um valor curioso: em vez do custo para o cliente, o que está exibido é o seu custo para o planeta, ou seja, o número de anos necessários para que ele se decomponha. Por exemplo: tanto o laptop “para deep web” quanto o tambor da máquina de lavar (“tambor de máquina de sujar”),  levariam mais de 500 anos para se desintegrar. Mais de 20 objetos podem ser vistos no site da loja em edp.co/backwash. Alguns desses artigos estão em exibição na sede da EDP em Lisboa e em espaços out of home especiais.

OOH 2 copy

Cada artigo recebeu um nome curioso, com versões em inglês, português e espanhol, estes são alguns exemplos:
. Prato (pro)fundo
. Unecessaire
. Motor 60 Cavalos Marinhos
. 12-feet-underwater shoes

. Vino Gran Reserva de Basura
. Pantufas de la Playa
. Last Summer Hat

. Tired Tire

A pop-up store, pode ser visitada gratuitamente no número 66 da Gran Vía até 30 de junho. Os mergulhadores que realizaram a limpeza recuperaram três toneladas de lixo, incluindo, entre outras coisas, laptops, sapatos, eletrodomésticos e todos os tipos de utensílios, alguns deles incomuns, como um “Darth Vader” (agora chamado de ‘Dirty Vader’) ou um brinquedo “Yellow Submarine”, que apesar da passagem do tempo e dos sinais de terem estado debaixo d’água, são totalmente reconhecíveis.

No site também é possível fazer doações para a ONG The Ocean Clean Up, uma organização que desenvolve e utiliza tecnologias avançadas para remover resíduos plásticos dos oceanos ao redor do mundo. Todos os anos, cerca de 12 milhões de toneladas de plásticoo equivalente a mais de 100.000 baleias azuis – são despejadas nos oceanos, que abrigam cerca de 80% de toda a vida no mundo. A Backwash foi criada e produzida pela Havas Portugal. A ideia tem dois brasileiros na ficha técnica: o redator Bernardo Tavares e o diretor de arte Sávio Hatherly.

Store Objects copy
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More