Spike Lee no Cannes Lions 2023: “não faço comerciais, eu conto boas histórias”

Diretor é o primeiro homenageado do festival como “Creative Maker of the Year”

Figura carimbada por aqui para o Festival de Cinema de Cannes, este ano Spike Lee foi, provavelmente, a principal atração do Cannes Lions 2023, maior festival de publicidade e criatividade do mundo. E apesar de ser “habitué” da Riviera Francesa por conta de seu legado nas telonas, a honraria tem como base sólida sua conexão enorme, vitoriosa e de longa data com a propaganda.

Lee é o primeiro “Creative Maker of the Year”, nova homenagem do evento para profissionais que se tornaram referência histórica em inspiração e execução de trabalhos criativos dentro e fora da indústria. Com mais de 30 anos de carreira, ele traz no currículo cinco indicações de Oscar, com filmes como “Faça a coisa certa”, “Quatro Meninas” e “Infiltrado na Klan” – que venceu o de melhor roteiro adaptado em 2018. Na propaganda, se tornou referência pelos trabalhos em parceria com a Nike e Michael Jordan, entre outros trabalhos para diversas marcas.

O diretor, inclusive, não vê com maus olhos o trabalho comercial – “e o dinheiro é bom, né? Não vou mentir”, brincou. Mas revelou como a arte de dizer não (e de ter paciência com profissionais da indústria que acham que sabem tudo) é fundamental para garantir um bom trabalho e manter a sanidade.

“Algumas marcas e agências que querem trabalhar comigo acham que sabem mais de mim do que eu mesmo – e aí é preciso saber sair fora. Mas muitos trabalhos que fiz, especialmente com a Nike e Jordan, foram incríveis. Na maioria das vezes, é preciso começar com uma simples pergunta: ‘o que estamos fazendo?’. Aí, só começamos a filmar quando realmente faz sentido e estamos todos na mesma página. Às vezes, as agências querem ir para a direita enquanto eu quero ir para a esquerda. Aí, não funciona”, enfatizou.

O segredo de seu trabalho na publicidade, segundo Lee, é não fazer filmes de 30 segundos, mas sim peças poderosas de boas histórias. “Eu não faço comerciais, eu faço filmes curtos. Eu vejo, mesmo nos trabalhos para as marcas, a oportunidade de contar uma boa história”, reforçou.

Apesar de gostar da boa propaganda, o diretor é um grande crítico do nível “normal” do que se vê por aí. “Eu amo esportes e assisto a muitos jogos. E na hora do break, eu vejo alguns filmes e penso: quem escreveu isso? Quem acha isso engraçado? Eu juro que não entendo”, questiona. A saída, para ele, está sempre na criatividade – mesmo quando o produto ou serviço não ajuda. “Seu trabalho é vender fast food, eletrônicos, qualquer coisa. Às vezes não é fácil. Às vezes é chato. Mas você sempre terá a criatividade do seu lado para ajudar a fazer isso de uma forma especial”.

Outro ponto que ajuda muito, na sua visão, é um clichê clássico, mas muito verdadeiro: trabalhe com o que você gosta ou se interessa. “O reconhecimento que recebo aqui é por tudo que eu fiz até hoje, e o trabalho continua. Continuo rezando e agradecendo todos os dias porque faço o que gosto – e isso é uma benção. Muitos fazem qualquer coisa para viver, porque precisam alimentar seus filhos – e isso não é nada divertido”, refletiu.

Um perigo ainda maior, no meio do caminho, é a empáfia de boa parte das novas gerações, que traz de fábrica o pensamento de que já está preparado para qualquer coisa – mesmo sem ainda ter produzido nada relevante. “Eu dou aula e falo isso sempre para os meus estudantes: espero que vocês estejam aqui porque é isso que querem fazer. Tenha foco, estude, aprenda seu negócio. Essa coisa das redes sociais e de ter muitos seguidores não é sustentável. Não é a realidade. Conquiste algo. Você acabou de chegar”, conclui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More