Taylor Swift e a politização criativa do Fandom

Esta semana, Taylor Swift foi eleita a Personalidade do Ano da Time. Os teóricos da conspiração QAnon dizem que tudo faz parte de uma operação psicológica para alterar a trajetória das eleições de 2024.

Taylor Swift, uma das maiores estrelas da música pop, continua a ser uma figura inabalável da cultura contemporânea. No entanto, recentemente, sua influência tem sido alvo de teorias conspiratórias e manipulação política, revelando uma interseção intrigante entre celebridade e poder político. Vamos explorar como a criatividade e o fandom se entrelaçam nesse contexto.

A Inevitabilidade de Taylor Swift

O reinado de Taylor Swift é marcado por inúmeras histórias e uma base de fãs fervorosa. Ao lado de Beyoncé, sua influência atingiu níveis extraordinários, evidenciados pela arrecadação fenomenal de sua Eras Tour em 2023, que ultrapassou a marca de um bilhão de dólares. Além disso, o filme-concerto dessa turnê conquistou quase US$ 250 milhões em todo o mundo.

O Envolvimento Político e as Teorias Conspiratórias

Em 2018, quando Taylor Swift se manifestou politicamente, surgiram teorias a respeito de sua autenticidade, levando a especulações sobre sua substituição por um NPC (uma sigla para “Non-Player Character” ou “Personagem Não Jogável”, que é um termo usado originalmente em jogos de vídeo game para descrever personagens controlados pelo computador). E mais recentemente, alegações de que ela estaria sendo transformada em uma “arma” para influenciar eventos futuros.

A Manipulação Política e as Teorias da Conspiração

Recentemente, teorias da conspiração envolvendo Taylor Swift têm ganhado destaque, com alegações de que ela estaria sendo utilizada para influenciar eleições presidenciais nos EUA e sendo manipulada por forças ocultas.

Essas narrativas se entrelaçam com a divulgação de citações falsas da artista em campanhas pró-Rússia, revelando o uso de celebridades como ferramentas de manipulação política.

Aqui estão algumas teorias da conspiração envolvendo Taylor Swift que circulam na internet:

Teoria da ConspiraçãoDescrição
Clone ou SósiaA teoria sugere que Taylor Swift foi substituída por um sósia ou clone, uma ideia que também é aplicada a outras celebridades.
IluminatiAlegações de que Swift faz parte dos Iluminati e que sua fama e sucesso são resultados dessa associação secreta.
Rivalidades FabricadasTeorias que afirmam que as rivalidades públicas de Swift, como a dela com Kanye West, são fabricadas ou exageradas para autopromoção e ganho de publicidade.

Essas teorias da conspiração não têm base em evidências concretas e são, na maioria das vezes, especulações infundadas que circulam online. É importante abordar tais teorias com ceticismo e buscar informações de fontes confiáveis.

A Intersecção entre Celebridade e Política

Taylor Swift representa um exemplo único da intersecção entre celebridade e política, destacando como sua influência opera globalmente. Segundo Jonathan Dean, professor de política na Universidade de Leeds, a cultura pop e a cidadania política têm convergido significativamente nos últimos anos, e Taylor Swift personifica essas convergências.

Taylor Swift é um exemplo de como a cultura pop e a política podem operar de maneira semelhante, e sua influência transcende fronteiras culturais e políticas.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More