SXSW: os próximos passos do Bitcoin

O valor e a opinião pública do bitcoin parecem oscilar com certa volatilidade: há quem ame, quem odeie e aqueles que sabem que, independentemente dos seus sentimentos a respeito, a criptomoeda é algo irreversível.

Em comum, todos esses grupos têm o “desconhecimento” — porque embora muita gente entenda o conceito e as dinâmicas da moeda virtual, pouca gente está acompanhando de perto a evolução do setor, que descentralizou o capital e conseguiu criar transações financeiras irrastreáveis.

Todos os prós, os contras e os avanços da criptomoeda serão abordados no palco do SXSW, que abre o microfone para os maiores especialistas do mercado explicarem um pouco da revolução que a moeda virtual simultaneamente enfrenta e impõe.

Para dimensionar a relevância desse bate-papo, vale lembrar que, até dezembro de 2018,  32 milhões de carteiras virtuais foram criadas, e 5% desse total correspondem a usuários em terras norte-americanas. Por questões de privacidade, muitas pessoas optam por operar mais de uma carteira virtual, de modo o número de usuários é bem menor que o montante de contas: cerca mais de 13 milhões. Quando falamos apenas de usuários ativos, esse número cai para 7 milhões.

Em uma pesquisa divulgada pelo Bitcoin Market Journal, 2,3 milhões de pessoas fazem uso da criptomoeda para pagamentos e transferências, enquanto 4,8 milhões de usuários usam a moeda digital como investimento, esperando lucrar com a compra e venda de bitcoins — quase como o mercado de ações.

Ainda de acordo com o BMJ, a criptomoeda está em ascensão sobretudo em países cuja economia enfrenta algum tipo de crise — e, “pasmem”, o Brasil é um deles, junto com Venezuela e Colômbia.

Enquanto ainda arranhamos a superfície da complexidade que é o universo das moedas virtuais, muitas coisas vêm acontecendo nos bastidores; e é preciso tentar acompanhar os processos para antever e se preparar o bolso e os negócios para a grandes transformações: porque o dinheiro virtual vai cobrar caro o preço de qualquer ignorância.

Uma sugestão para começar a “tatear” esse assunto é assistir a íntegra do TED Talk dedicado ao tema.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More