Por que o lançamento da Crew Dragon será histórico?

SpaceX e NASA lançam hoje a sua primeira missão tripulada. É a nova corrida espacial

(Update em 27/05, 19:20 – Por conta do mau tempo no local, o lançamento foi adiado para o dia 30/05 às 16h 22min do horário de Brasília)

A SpaceX, em parceria com a NASA, irá realizar a sua primeira missão tripulada. Esse será um evento cujas as expectativas estão, com o trocadilho óbvio, nas estrelas. 

Existem até alguns veículos afirmando que o lançamento, chamado Demo-2, será histórico para a “nova corrida espacial”, na qual as empresas privadas como a própria SpaceX, Blue Origin e outras, estão envolvidas. E não só na corrida espacial, mas também na história dos voos espaciais.

0*vB5Y2C4ygk01ik5U
Fonte: SpaceNews

Mas por que isso?

Em primeiro lugar, essa será a primeira vez que uma empresa privada irá fazer um lançamento com astronautas da NASA, uma agência governamental, para a Estação Espacial Internacional. Em segundo lugar, será feito numa das cápsulas mais modernas em atividade hoje: A Crew Dragon, um veículo reutilizável, 100% autônomo que irá decolar na ponta de um dos foguetes reutilizáveis da SpaceX, o Falcon 9.

Ah, e como se pode imaginar, o planejamento e execução do lançamento de uma missão tripulada para o espaço envolve muito trabalho, muito tempo de preparação, escolha dos profissionais a dedo (astronautas, engenheiros, montadores) seleção a dedo dos componentes a serem utilizados, e mais uma porrada de coisa. Todos esses fatores tem que culminar para tudo dar certo quando a contagem regressiva chegar a zero.

Desde a Guerra Fria todo esse trabalho era praticamente limitado a agências governamentais, como a NASA, Agência Espacial Soviética e Agência Espacial Europeia, com as diversas missões tripuladas e não tripuladas. Em 2011 ocorreu o último lançamento de uma missão tripulada pela NASA, quando o programa do ônibus espacial foi encerrado. Então a Crew Dragon será a primeira espaçonave nova a levar pessoas para o espaço (após o programa do ônibus espacial e as missões Mercury, Gemini e Apollo).

0*SaPjbUXmgNLftEdS
Último lançamento do ônibus espacial em 2011. Fonte: Wired

Como é a tal Crew Dragon?

A Crew Dragon possui na sua extremidade superior, chamada de Capsule, um espaço pressurizado para carregar a sua tripulação, num ambiente sem os painéis e os milhares de botões que as cápsulas de naves anteriores possuíam, mas com interfaces touchscreen e com um controle do sistema do suporte de vida, de forma a estabilizar a pressão interna e a temperatura na faixa dos 18 aos 27 ºC. 

Crew Dragon. Fonte: Olhar Digital

Como já foi dito ali em cima, a Crew Dragon é um veículo autônomo, então nessa missão será a primeira vez que uma nave enviada da Terra irá acoplar na Estação Espacial sem um humano manobrando, reforçando um dos focos da SpaceX, que é diminuir o trabalho e técnica necessários aos astronautas e abrir caminho para que eles foquem mais na missão: Fazer as pesquisas e experimentos abordo da Estação.

No futuro isso abrirá caminho para que cientistas que forem escalados para realizarem seus experimentos na estação localizada na órbita mais baixa da Terra tenham um treinamento menos rigoroso, e menos pressão em suas missões, e mais espaço para desenvolver as competências necessárias.

Como será a Missão?

Doug Hurley e Robert Behnken são os dois veteranos das viagens com o ônibus espacial que irão decolar amanhã na Crew Dragon. Ambos sairão da sua quarentena, subirão na espaçonave e com o fim da contagem regressiva serão lançados na atmosfera onde eles irão subir por alguns minutos.

0*6Vt2ldVMto89RN7k
Hurley e Behnken ao lado da Crew Dragon. Fonte: NASA Blogs

Após atingirem altitude, o foguete que os içou, o Falcon 9, irá se soltar para pousar num dos pads de aterrissagem autônoma do Elon Musk. Enquanto isso, no espaço, os astronautas da Crew Dragon irão realizar testes iniciais na nave, descansar e esperar até alcançarem a Estação Espacial.

0*joKr e2srkhnQQu9
Os astronautas a bordo da nave. Fonte: NASA

Ao chegar lá, Hurley e Behnken irão testar os controles touch para a acoplagem manual na estação (por precaução caso o piloto automático falhe). Caso o teste seja aprovado, o sistema da nave irá finalizar o trabalho. Ambos ficarão no espaço por 110 dias para a realização de mais testes remotos com a Crew Dragon, entre eles monitorar como os painéis solares da nave irão se degradar.

Conclusão

Essa será a missão mais elaborada, planejada e arriscada que a SpaceX já executou. Mas justamente por ser uma aposta altíssima, caso seja bem-sucedida, ela será o primeiro marco numa nova leva de missões para a exploração do espaço, como a missão Artemis da NASA (a missão que promete colocar humanos novamente na Lua), a missão rumo a Marte tão almejada por Musk, e além.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More