Educação 2.0

O hardware digital é literalmente vazio sem software. O corpo sem mente é uma incógnita.

A parte imaterial do ser humano, que muitos chamam de várias coisas, dependendo de suas origens culturais, é mais conhecido como “espírito”. A energia etérea que dá vida a esse frágil corpo biológico. O “software” que anima o “hardware” usado para interagir e explorar o mundo, através dos sentidos.

Computadores e celulares sem aplicativos são apenas pesos mortos. Por isso, perderiam o sentido de existir. Essas máquinas são programáveis, daí podem passar de apenas blocos de aço, plástico e silício para poderosas centrais de entretenimento, pesquisa e deslumbramento, pelo simples fato de terem sido “orientadas” para isso.

O hardware digital é literalmente vazio sem software. O corpo sem mente é uma incógnita.

Da mesma forma, pessoas sem acesso a conteúdos de alta qualidade e boas experiências dificilmente desenvolvem a sua capacidade biológica para perceber o mundo, e, assim, criar. Stephen Hawking (1942/2018) passou a maior parte de sua vida refém de uma cadeira de rodas, mas isso nunca o impediu de ter ideias. Seu hardware tinha limitações, mas a sua central de processamento parecia não perceber isso. Talvez as dificuldades tenham até servido de estímulo para seguir “caminhando”.

A civilização é uma corrida entre a educação e a catástrofe. H. G. WELLS soou meio sombrio quando afirmou isso. Mas, se a gente presta atenção aos detalhes e olha ao redor, percebe o quanto faz falta boas oportunidades de aprendizado, e como isso pode fazer a diferença entre o progresso pacífico e igualitário, e a nua e crua catástrofe. E não se engane, quando falo de educação não falo de escolas bem equipadas e uniformes impecáveis.

A parte imaterial no mundo digital são bits e bytes, circulando à velocidade da luz, mantendo tudo funcionando plenamente, com semáforos, sistemas de segurança, bolsas de valores, cartões de crédito, etc. O espírito lógico que governa nossas vidas em praticamente todos os lugares do mundo. Ele aumenta seu poder, a cada dia, aprendendo a petabytes por segundo, sem perder nenhum detalhe.

A atual crise potencializou a necessidade e a emergência da famigerada educação online, já que dificilmente voltaremos a nos aglomerar em salas de aula físicas. E mesmo que isso aconteça, nunca mais seremos curados da atual ideia de que é possível e inevitável a criação de uma Educação 2.0.

A maioria dos professores e alunos não esperava bater de frente com a realidade de ter que estudar à distância. A rotina de ambos foi destruída, assim, sem aviso prévio. O espírito de ambos foi abalado. E, como a vida sempre segue adiante, ambos precisam se adaptar à nova realidade, que é essa aí, sem sem eira nem beira. Que promete e cumpre suas rupturas, incessante e imprevisivelmente.

A criatividade de professores e alunos foi colocada à prova.

Suas necessidades agora são outras. Seus objetivos estão em revisão. O sistema eletrônico que nos governa continua lendo a situação, aprendendo com os novos números que lhes são enviados, reorganizando cenários e tirando vantagem de tudo.

E nós, mecanismos orgânicos e dependentes do que aprendemos à velocidade da boa vontade, o que vamos fazer?

Parece que o desafio de desaprender e reaprender nunca foi tão real e imediato.

É preciso reprogramar as pessoas para agirem melhor sobre si mesmas e sobre o mundo em que vivem. Usei a metáfora do espírito que anima o corpo físico e aquele que anima as máquinas. Diferente de nossos simulacros eletrônicos, que precisam trocar de hardware à medida que o software se atualiza e expande possibilidades, nós, como seres biológicos, somos afetados fisicamente com o novo “software” instalado.

O aprendizado constante nos modifica.

Quanto mais aprendemos, claro que se a informação for livre, carregada de positividade e aberta à experiência, seremos capazes de tomar melhores decisões. Imagine comer e dormir melhor, mudar a rotina e cuidar de seu corpo de forma mais adequada, adicionando vitalidade e novas capacidades físicas e emocionais ao seu “hardware”. Imagine ser capaz de entender como funciona o seu “hardware de tal forma que compreenda suas limitações, aprendendo a identificar gatilhos mentais, e assim hackear o seu próprio sistema interno e tirar vantagens dele o tempo todo.

Reprogramar pessoas pode torná-las armas ou gado, mas também pode fazer com que sejam anjos de sua própria salvação, capazes de revolucionar formas de pensar e transformar o espaço onde vivem.

E a soma disso seria um provável planeta saudável e disponível para as muitas gerações que esperam ter a chance de conhecer esse maravilhoso lugar, que todos sabem, está pedindo socorro, desesperadamente… pois, a fumaça já pode ser vista de longe.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More