De pára-quedas, por 40 minutos, dentro de uma tempestade. A inacreditável história do Piloto William Rankin

No dia 26 de julho de 1959, o Piloto William Rankin se ejetou de seu jato e mergulhou em queda livre atravessando uma nuvem de tempestade (Cumulus Nimbus) de cima a baixo, por onde permaneceu dançando ao sabor do vento durante… 40 minutos. Sim, 40 minutos. William é uma lenda entre os pilotos e passou a ser conhecido como “The Man Who Rode The Thunder”, que também é o título do livro onde descreve a experiência (livro difícil de achar e que na Amazon custa 500 dólares o exemplar).

Trilha do post:

Rankin1

William decolou com seu F-8 (jato famoso, o primeiro a quebrar a barreira do som e que serviu de treinamento para vários astronautas na época) para um vôo curto entre duas bases navais. A previsão do tempo reportava nuvens pesadas, mas nada que atrapalhasse o procedimento padrão, que era passar por cima. Quando estava exatamente sobre uma nuvem negra gigantesca, a 14km de altitude, o motor do avião quebrou e William precisou se ejetar. Era apenas o começo de um pesadelo que duraria 40 minutos, numa sucessão de desafios inacreditáveis.

rankinPrimeiro, a cabine não abriu e William a atravessou durante a ejeção já se arrebentando logo de cara. Saiu do conforto de 21ºC para -50ºC, com sensação térmica muito abaixo disso por causa do vento. Instantâneamente, áreas desprotegidas como parte da face, o pescoço, pulsos, canela, etc congelaram. Sem um traje como os de hoje,  sofreu uma descompressão do tipo “explosiva” (aquela que acontece abruptamente) o que causou sangramentos nos olhos, nariz e ouvidos mas principalmente uma dor ridiculamente insuportável no abdomem que inchou “como se estivesse grávido”, já que todos os orgãos e víceras se expadiam descontroladamente, se ajustando a nova pressão atmosférica.

Durante 5 longos minutos William não teve a menor noção espacial e apenas lutou para se manter consciente até que seu pára-quedas se abriu automaticamente, porém no pior momento possível: ainda SOBRE a nuvem (um CB, um Charlie Bravo gigante, piscante e negro).

Durante a travessia da nuvem, William passou por todo tipo de problema, sentiu descargas elétricas violentas no corpo, viu relâmpagos de um metro de largura passando ao seu lado e em alguns momentos precisou até prender a respiração para não morrer afogado(!) por causa do volume de água ao seu redor. Durante in-ter-mi-ná-veis 40 minutos.

A história contada por William Rankin

Para minha (e sua) felicidade, achei um trecho do livro em PDF onde William Ranking faz seu relato desde o momento em que abandonou seu F-8 até chegar ao chão. É uma leitura de 5 minutos que você não pode perder, uma experiência que nenhum outro ser humano passou. Depois do seu feito inacreditável, William ainda viveu por mais 50 anos, e morreu velhinho em 2009.

Então aperte o cinto, tome um Plazil e boa leitura.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More