O smartphone capaz de detectar a composição química de materiais

“Black Mirror em ação” é assim que associo o Changhong H2 – um smartphone apresentado durante a Consumer Electronics Show (CES) capaz de detectar a composição química de vários materiais.

Com o dispositivo, o usuário pode descobrir quantas calorias uma fruta tem, qual o percentual de gordura presente em seu corpo, ou mesmo se um remédio tem uma composição química real.

À primeira vista, ele não aparenta ser muito diferente de um smartphone convencional, mas há nele um mini espectrômetro infravermelho, um tipo de sensor que mede as propriedades da luz. Quando o espectrômetro é direcionado a um objeto, a luz que é refletida do objeto é analisada pelo sensor. Assim, ele é capaz de descobrir a composição molecular do material.

Por enquanto, o sensor não detecta qualquer tipo de objeto porque é necessário que se crie aplicativos que indentifiquem composições químicas específicas. Mas com o desenvolvimento da tecnologia, o produto pode ser muito útil às pessoas, já que será possível avaliar os nutrientes de frutas e legumes ou mesmo checar a autenticidade de diversos produtos.

Com tela de 6 polegadas, bateria de 3.000 mAh e sensor de impressões digitais, Changhong H2 foi desenvolvido por uma fabricante asiática de mesmo nome, em companhia da empresa americana Analog Devices. O sensor, chamado de SCiO, foi criado pela Consumer Physics.

O Changhong H2 está disponível apenas na China, não há divulgação sobre preço e disponibilidade em outros países. Confira mais detalhes do produto no player acima.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More