Relações espúrias (ou, porque mais pessoas se afogam quando o Nicolas Cage faz filmes)

O número de pessoas mortas por cães cresce à medida que aumentam as vendas da BlackFriday? O consumo de queijo muzzarela per capita cresce quando mais doutores surgem na engenharia civil?

A correlação entre variáveis é bastante comum em diversos tipos de pesquisa e investigações; entender relações de causa-consequência, a proporção direta ou indireta entre ordens de grandeza e qualquer outra correlação que permita compreender a influência de uma coisa em outra coisa e, com isso, prever resultados futuros de um em função do outro, é uma tarefa que ocorre diariamente em diversas áreas da ciência.

Mas brincar com interpretações de resultados estatísticos podem originar conclusões, no mínimo, contestáveis. No conhecido discurso falacioso, 21% dos acidentes são causados por pessoas embriagadas – hummm, então 79% são causados por pessoas que só beberam água! Ao bar, amigos! Ou, 100% das pessoas que respiram oxigênio morreram…

Estas perspectivas esdrúxulas vão mais além, graças às relações espúrias.

Relações (ou regressões) espúrias são relações estatísticas entre duas variáveis onde não existe relações de causa-consequência entre elas, mas fruto da influência de uma terceira variável que impacta as duas primeiras (que seguem sem relação direta entre si) ou, o mais divertido, oriunda de uma poética coincidência.

Tyler Vigen é um cidadão que reuniu em um livro – e em seu site – uma série de coincidências entre variáveis não relacionadas, o que nos permite, por exemplo, inferir (erroneamente, claro) que a taxa de divórcios no estado de Washington cai à medida que se reduz o consumo de leite (!?)

O site traz mais de 300 relações como estas abaixo.

clique nas imagens para ampliar

Captura de Tela 2017 11 09 às 20.09.15 Captura de Tela 2017 11 09 às 20.09.43 Captura de Tela 2017 11 09 às 21.28.22

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More