Red Bull e o aspecto cultural do centro de SP

Curta produzido pela Red Bull vem para evidenciar o aspecto cultural do centro de SP

No mês do aniversário da cidade, todos os meios de comunicação se voltam para homenagear São Paulo de alguma maneira. Conhecemos as novas tendências modas da capital, relembramos as suas histórias e retomamos nossa admiração que, no resto do ano, permanece um tanto quanto adormecida. Né, trânsito?

Nesse período, algumas marcas também reservam um espaço nas suas redes para falar sobre a capital financeira do Brasil. Mas, no caso da Red Bull, o material apresentado, na verdade, veio para lembrar que antes de mais nada, SP também é um dos maiores berços de produção cultural do país.

O documentário ARTE | TERRITÓRIO – De Volta ao Centro de São Paulo foi lançado pela marca em comemoração ao aniversário de 462 anos da cidade. Com 12 minutos de duração, o vídeo tem como foco mostrar o centro de SP como um espaço ocupado pelos artistas visuais e por manifestações culturais.

Com a ascensão e valorização cada vez maior de outros bairros da cidade, tais como Pinheiros e Vila Madalena, é sempre bom lembrar que São Paulo nasceu mesmo lá no centro, mais especificamente no Pateo do Collegio, em 1554. A história da cidade está toda lá, dividida entre locais como o Mosteiro de São Bento, a Catedral da Sé, a Pinacoteca, o Teatro Municipal e o Solar da Marquesa.

No doc. da Red Bull, artistas das redondezas, que trabalham ou moram ali pela Sé e o Minhocão, falam sobre como é lidar com cultura em meio a um ambiente tão inspirador. Mas, apesar das facilidades, eles avisam também: a função é diariamente desafiadora.

Uma das frases mais bacanas do pessoal que participa do documentário foi dita por Maria Montero, criadora do Phosphorus, um espaço independente de arte experimental: “O centro de São Paulo te coloca num lugar de indagação da realidade humana e não tem como isso não ser interessante pra um artista”.

Ainda que o filme seja mais voltado para o trabalho cultural no centro e tenha como objetivo enfatizar a arte contemporânea, o vídeo não deixa de visitar o passado – o que significa que temas como o modernismo não ficaram de fora.

Simples, mas muito bem feito, o documentário da Red Bull é um agradável presente de aniversário para São Paulo. É gostoso ver como, apesar de ter sido revitalizado no início dos anos 90, o centro da cidade continua com aquele ar antigo que lhe é tão característico – e isso aparece até dentro da casa dos seus próprios moradores.

Em termos de roteiro e estética, fica impossível assistir ao ARTE | TERRITÓRIO e não lembrar de Edifício Master, documentário de 2002 do cineasta Eduardo Coutinho.

O longa de Coutinho foi filmado no antigo e tradicional edifício situado em Copacabana, no Rio de Janeiro, composto por 12 andares, 23 apartamentos por andar – lar de, em média, 500 pessoas. Com o objetivo principal de retratar a diversidade dos moradores do Master, o documentário não contou com nenhum efeito especial ou de filmagem.

Pessoas provenientes de diversos locais e origens, das mais diferentes faixas etárias, estão ali, no mesmo lugar, cruzando seus caminhos todos os dias e, na maioria das vezes, sem se conhecerem ou se falarem. É isso que o torna tão especial e é por acaso, exatamente o que acontece no centro de SP.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (11)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More