OMS declara fim da emergência sanitária de Covid-19 após três anos

Cerca de 20 milhões de pessoas morreram da doença.

A doença não foi erradicada, mas perdeu oficialmente o status de “emergência sanitária”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira, 5 de maio de 2023, o fim da emergência de saúde pública da pandemia do coronavírus no planeta, após três anos de alerta.

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, a mudança de status foi possível graças ao avanço da vacinação, que permitiu uma tendência de queda de casos e mortes, e diminuição da pressão sobre os sistemas de saúde. Porém, Tedros frisou que a covid-19 não deixou de ser uma “ameaça à saúde global”, e que o vírus ainda está matando e mudando, além de permanecer o risco do surgimento de novas variantes que causam novos surtos de casos e mortes.

A imunização é apontada como a principal estratégia de prevenção, sobretudo entre grupos vulneráveis. A OMS também destaca que mais de 30% da população mundial ainda não recebeu uma única dose de vacina e que a cobertura de reforço permanece muito baixa globalmente. A organização pede aos países que não baixem a guarda e que façam a transição do modo de emergência para o gerenciamento da covid, junto a outras doenças infecciosas.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More