Meta de 2016: Cumprir as metas da lista

Terminei o ano de 2015 lendo um livro do grande escritor norte-americano, Ernest Hemingway, a famosa obra “O Velho e o Mar”. O livro é pequeno, mas a obra é gigante, escrita com maestria pelo autor em 1951.

O enredo tem como personagem principal o velho pescador Santiago, que passa por uma maré de azar: faz 84 dias que ele não pesca um peixe sequer. No octogésimo quinto dia, o velho vai ao mar tentar a sorte, após a insistência de seu jovem amigo e fiel escudeiro Manolin. É nesta manhã, ainda quase que de madrugada, que Santiago embarca em sua pequena canoa para tentar a sorte. Meio que sem rumo, o velho adentra na imensidão do mar e depois de horas a fio, já no meio da tarde, sente uma fisgada no anzol. Era um peixe… Foi com o tempo que Santiago conseguiu mensurar o tamanho do bicho, pelo menos três vezes maior que o tamanho de sua canoa, mais de 300 quilos, com toda a certeza.

Não iria ser nada fácil matar aquele peixe, muito menos trazê-lo para dentro de barco. O velho passou dias e noites lutando para conquistar aquela vitória. O esforço foi imenso até que ele conseguiu matar o peixe e com um esforço quase que sobre-humano, tirou forças de dentro de si e conseguiu amarrar o peixe do lado de fora do barco.  E assim, sem acreditar no que havia feito, achando que ainda era um sonho, Santiago, muito debilitado, se põe a fazer a viagem de volta para o continente.

Não vou continuar a história, pois não quero dar nenhum tipo de spoiller, quem não leu, vale e muito a leitura. Quem leu sabe como é a volta de Santiago para seu vilarejo.

O que quero destacar desse livro é a força do velho pescador para obstinadamente concretizar seu objetivo. Ele não desiste no meio do caminho, ele não se importa com todas as dificuldades que passa, dentre elas vale destacar: fome, sono, medo, dúvidas, esgotamento físico, um lampejo de quase morte. Envolto por tudo isso, Santiago tem uma meta e não desiste dela.

Meu desejo para 2016 é que não rasgamos ou risquemos nossas metas das agendas. Se, por algum motivo, elas foram rascunhadas no papel é porque alguma importância elas têm em nossas vidas. Não vale a pena desistir tão facilmente delas. Em meio à velocidade frenética da contemporaneidade e da tecnologia, o indivíduo atual desiste muito rápido de seus objetivos. E na sequência esses objetivos primeiros são atropelados por outros e assim sucessivamente. No final das contas, nada de fato, foi concretizado até o fim.

Se a meta é conseguir o trabalho dos sonhos, trace metodologias e siga com elas até chegar no resultado final, vai ser fácil? Ninguém falou que sim, está aí o Santiago para exemplificar que o objetivo não é simples de se concretizar.

Que em 2016 tenhamos a força e a obstinação do velho pescador… Feliz ano novo!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More