5 razões porque escrever hoje em dia é diferente (a #3 é incrível!)

O título fez você continuar lendo, né?

Ok, mais um pageview (mais uma impressão para o anunciante; TALVEZ, algum $ sobre o clique com o CPC negociado).

Quantos e quantos usando este artifício como uma isca de cliques? (click bait).

De qualquer forma, assim está a divulgação e o consumo de informação nos dias atuais (concorde ou não; goste ou não). A redação mudou. O texto mudou. O excesso de informação pede um processamento imediato dos conjuntos semióticos que definem a comunicação.

Por isso parágrafos curtos.

Quebrados.

Com ideias resumidas ou instigações para que todos opinem (ainda que ninguém vá ouvir a opinião alheia). Aliás, o que você acha disso?

fragmented

As informações ficaram assim, fragmentadas, passadas em 140 caracteres; replicadas à exaustão quando estão de acordo com o que você pensa, tornando-se uma verdade absoluta. Ou inflamando posições controversas para que o debate (na maior parte das vezes enviesado pela audiência daquele emissor) construa a ideia. Em terra de cegos ninguém discute a cor preferida.

O livro virou blog, o blog virou tweet, o tweet virou uma foto. E uma imagem vale mais do que mil palavras.

Desculpa professor, não tenho tempo para ler o livro todo! Tem um resumo?“. Ah, mas eu tenho uma animação no YouTube que fala isso… dá uma olhada. Assim você não precisa tanto esforço de concentração para interpretar o conceito da mensagem.

Pode parecer irritante, superficial. É verdade. Muitos pontos finais quebrando o contexto em pacotes; tal qual a internet em seu conceito fundamental: quebrar o conteúdo e transmiti-lo por caminhos distintos, até que, uma vez reagrupados, possam fazer sentido, ainda que seja apenas um gato tocando teclado.

Algumas outras formas de prender a atenção (a #3 é incrível e jamais pensei que isso fosse possível!)

  1. fazer listas;
  2. mesmo que se possa expressar a mesma coisa de forma dissertativa;
  3. desafiar o leitor a clicar para chegar naquele número explicitado no título, vendendo o banal como se fosse algo imperdível;
  4. é cansativo, virou lugar comum;
  5. mas, por incrível que pareça, funciona (sério! dê uma olhada nos Top 10 artigos do Linkedin/Pulse no ano passado; 3 listas, 4 ‘how-to’, 1 ‘why isso é assim’)

Digamos que é como uma versão pirata, mal acabada, do Buzzfeed e do Upworthy. Como aquele Mickey falso na festa de 5 anos da sua sobrinha.

Mickey Bebado

E, ahhhh, a simplicidade em apelar para a enumeração do conteúdo; a explicação em bullet points; a vitória do PPT sobre o DOC.

É uma tática interessante de fragmentar a recompensa pela absorção dos dados, é a gamificação da leitura; como em um jogo  e seus vários níveis até chegar ao “chefão” (que, ao que parece, seria compreender o conceito por trás do texto):

  • “Legal, já li a dica/frase/fato número 1! uhul!”
    • “Frase 2, mais um tópico! Ufa! consegui ler! Legal!”
      • “Eu sou demais! estou avançando nesse texto! Já estou na 3ra. <coisa que eu não poderia deixar de saber>!”

select_level

 

Outro fato interessante.

“Usar citações alheias ajudam a expressar e endossar um ponto de vista” (Clarice Lispector)

Não, não foi a Clarice que escreveu isso. Mas quem vai saber? Quem liga? Mesmo porque Einstein uma vez já disse: “O Apelo à Autoridade é um tipo de falácia que funciona muito bem quando há preguiça em se checar os fatos“. Einstein pode ter falado isso. Não sei. Falácia é um assunto muito interessante; todo mundo deveria ler sobre isso.

Ah, não precisa clicar ali em cima não…. afinal, ninguém vai ler o artigo inteiro da Wikipedia; mas tudo bem, o link já foi compartilhado e ajudará a definir a personalidade publica daquele que o compartilhou. Compartilhar links (fotos/videos) é mais uma ferramenta de auto-expressão do que sincera vontade de crescimento coletivo. E, nesse contexto, há provas e convicções irrefutáveis de que isso é verdade.

Aliás, estava um dia no escritório, chovia bastante naquele dia e esperava o trânsito da Marginal Pinheiros abrir espaço para que eu pudesse ser mais um dos carros na rua; recebi um texto sobre tendências da publicidade a partir de um link alheio no Facebook; achei interessante e perguntei a opinião deste “add friend” no Facebook sobre determinado tema abordado pelo texto. Ele não concordava; na verdade ele nem sabia que o texto falava disso.

É uma história curiosa. Storytelling? Sim. Outra forma de conduzir a apresentação de um fato? Sim. Perguntar de maneira recorrente para forçar uma reação com uma resposta de quem lê? Sim.

No mundo de hyperlinks, as opiniões são formadas após o título ou em meio ao texto, e não abaixo de um “comente abaixo”. Num mundo de oversharing, são muitos falando pouco, pra ninguém ouvir.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (16)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More