Tirar e publicar uma foto por dia pode melhorar o seu bem-estar

Estudo mostra uma perspectiva positiva por trás das fotos publicadas em redes sociais

Muito se fala sobre o impacto negativo das redes socias à saúde mental das pessoas, em como a vida compartilhada pode ser simulada e até a carência que existe por trás de uma selfie. Mas, desta vez, um estudo mostra uma perspectiva positiva por trás das fotos publicadas em redes sociais.

Realizado pelos cientistas britânicos Liz Brewster, da Lancaster University, e Andrew M Cox, da Universidade de Sheffield, o experimento concluiu que tirar e publicar uma foto por dia em redes sociais pode trazer benefícios à saúde.

O resultado chegou através de um grupo de fotógrafos amadores com idade entre 20 e 60 anos, que passou a publicar fotos diárias em redes como Instagram, Flickr e Blipfoto.

Os pesquisadores registraram os snaps diários de cada participante, suas legendas e o engajamento online que tiveram com outros entusiastas da fotografia. A parte final da pesquisa envolveu uma entrevista por telefone, onde cada participante revelou suas experiências.

photo01

Os cientistas descobriram que a atividade teve efeitos semelhantes a outras práticas cotidianas, como yoga, corrida e desenho. Publicado em um artigo on-line, os autores explicam:

“Essas práticas apresentam uma fórmula simples para fazer uma mudança positiva e adquirir o hábito de fazer algo novo.”

“O compromisso público de compartilhar uma fotografia fornece oportunidade para interação diária. Tirar uma fotografia representa fazer outras atividades offline, como caminhar e observar, que incentivam um compromisso consciente com o mundo”.

Realmente, não é à toa que o hábito de tirar e publicar fotos esteja tão popular hoje em dia, é divertido observar o cenário para compor uma boa imagem, ver os comentários, interagir com as pessoas, sair bem na foto. Nem tudo é 8 ou 80 há sempre a parte boa que podemos focar e aproveitar.

Para saber mais sobre o estudo, acesse este link.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More