in

Um vaso de plantas que vai atrás de luz

Plantas são heliotrópicas, lembra da escola? Sim, crescem na direção do sol, o que é um truque absolutamente fantástico da natureza para otimizar a captação de luz e energia. Lembro até hoje que, na minha infância, eu colocava uns feijões dentro de um caixa de sapatos (no algodão umedecido) e deixava só um buraquinho na tampa. Depois de alguns dias, surgia uma plantinha pela abertura e quando eu abria a tampa dava para ver que o feijão tinha mesmo se esticado todo, um super esforço de sobrevivência. Mas como, se o feijão não tem olhos? Não têm, mas são heliotrópicos! Super poder!

Muito bem, esse poder acaba de ser ampliado com uma ajudinha humana e da tecnologia. Agora, quando a luz do sol se afasta, o vaso se levanta, estica suas 6 perninhas e sai andando atrás dele!

Isso graças ao Hexa, um pequeno e simpático robô que serve como uma base, uma invenção do empreendedor chinês Sun Tianqi. E tem mais: com sensores de luz e umidade, o Hexa também se afasta da luz quando ela é exagerada e até faz uma dancinha para avisar que a planta está ficando sem água.

Muita luz? Sem problema, vamos pra sombra!
Dancinha alerta para falta de água

Sempre é bom lembrar que esse tipo de desenvolvimento robótico vai muito além do desenvolvimento de um produto caro demais (US$949) para servir de vaso ambulante para uma simples plantinha, embora sempre exista alguém disposto a pagar por isso. Mas a intenção de verdade é criar novas possibilidades para atender demandas futuras em diversas áreas.

Versatilidade

Por exemplo: o hexa serve também como base para um roteador de wifi, que sai andando atrás de um sinal mais forte. Em outras palavras, é sempre mais interessante olhar para os robôs imaginando seu potencial e não apenas como um produto final.

Mas que é legal ver uma planta com perninhas, como se fosse um animal, isso é.

Report

What do you think?

82 points
Upvote Downvote
Hero

Written by Wagner Brenner

Fundador e editor do Update or Die!

8 Comments

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *