in , ,

Entrevistas de Setups e Workflows: Ricardo Cavallini

Estamos publicando semanalmente uma série de entrevistas com os setups e workflows de alguns amigos mais geeks. Mas o que são os setups e workflows exatamente?

Basicamente, como as pessoas usam a tecnologia para fazer o que fazem. Quais são seus computadores, laptops, celulares, apps e softwares e como elas os utilizam no seu dia-a-dia.

É uma maneira divertida e mais dinâmica de compartilhar dicas de produtos e processos utilizados por pessoas que estão o tempo todo lidando com isso.

Nosso convidado de hoje é o Ricardo Cavallini.

01. Quem é você e o que faz da vida?

Meu nome é Ricardo Cavallini (cava) e eu tenho uma empresas chamada Makers, onde fazemos cursos e consultoria de inovação para empresas de todos os tamanhos. E ano que vem estreio como um dos jurados do novo reality show do Discovery, o Batalha Makers Brasil.

02. Qual é o seu setup atual?

Resumindo em poucas palavras, portátil e sem fio. Laptop Macbook Pro. Magic Mouse Apple sem fio. Não sinto falta dos mil botões de outros mouses mesmo quando uso softwares de modelagem.

Airpods para o som.

Cadeira Herman Miller Mirra, Garrafa de água da Swell. E muito raramente, uso um Wacom Sapphire (que deve ter uns 20 anos) pra editar imagens. Carregador USB múltiplo da Anker para carregar devices, uma das marcas chinesas que está conquistando o mundo com sua qualdiade. Apresentador Logitech R400 (o mais simples) para palestras e cursos.

Tenho um Mac Mini que uso como Media Center e como central de Backup. Tenho alguns HDDs e NAS da Western Digital plugado nele. Pela casa tem AppleTV e Chromecast também. Não uso nada para automação, acho que não estão no estágio bom ainda.

Esse é o dia a dia, mas para os projetos, tem toda uma linha de hardware que não é nada portátil e é cheia de fios :D, como impressoras 3D, Laser Cutters, Arduinos, Raspberry PI, estações de solda etc.

Pros vídeos do youtube, o objetivo foi gastar o mínimo possível mas ainda assim ter uma qualidade boa. Uso o microfone mais simples da Røde (VideoMic), iluminação com softbox da Greika e uso meu celular para gravar.

03. De onde veio seu wallpaper?

Deixo ele aleatório com uma série de imagens que vou separando. Nas imagens tem de tudo. Tem fotos da minha filha, peças feitas com tecnologias de fabricação digital (como impressoras 3D), imagens de jogos novos e antigos, personagens de HQ (tipo, tem a icônica imagem do batman no fio do The Dark Knight Returns), tem ilustrações que o Marcelo Braga fazia para o meu falecido blog coxacreme e outras imagens que me inspiram de alguma forma pelo seu significado, como o horroroso corpus clock. Ah, tem também um monte de imagem de comida, incluindo uma foto das coxinhas do Veloso.

04. Quais softwares/apps você usa rotineiramente e como você os utiliza?

Chrome com vários extensions, vou citar alguns. 1Password, Search by Image, The Great Suspender e TabCloud (ótimos pra quem mantém milhões de abas abertas), Copy As Plain Text e Save to Pocket.

Para produtividade: Mail (nunca gostei de pegar email em browser), Calendar, Console (pra algumas manutenções rápidas em servidor), Excel, 1Password.

Para comunicação: Franz, um agregador de Whatsapp, Messenger, Twitter, Linkedin e Telegram.
Para escrever, só uso o BBEdit, simples e poderoso, principalmente find e replace com grep (regular expression).

Para os vídeos, Final Cut Pro, Photoshop, Illustrator.

Para as palestras, cursos e até para orçamentos, uso o Keynote, acho ele muito mais prático (e menos careta) que o Pages ou Word. Uso tambem um extension chamado Caffeine, ele mantém um ícone no status bar do mac para evitar que ele durma ou entre o screen saver, ótimo para palestras e cursos.

Para fabricação digital tem vários como Fusion, Simplify3D e Arduino.
No Macmini uso Plex para o media center e para backup uso Time Machine e ChronoSync para arquivos vivos e Arq para arquivos mortos, fazendo backup no Glacier da Amazon. Uso Torrent para baixar vídeos que não consigo comprar ou alugar pelos canais legais.

É muito difícil citar apenas 5 que fazem a maior diferença porque gosto muito de todos. Vou selecionar os que eu acredito que não tem nenhum substituto a altura: BBEdit, Excel, Keynote, 1Password e Photoshop. Se deixassem de existir eu ficaria órfão.

05. Como seria um setup ideal? O que ainda falta acrescentar?

Para o tipo de uso que eu faço hoje, processamento e memória RAM (que sempre foram um problema no passado) deixaram de ser um problema. Hoje troco equipamento muito mais por quebra do que por necessidade de melhoria ou novas features.
Para os vídeos, a lista de desejo é enorme, desde mics de lapela com gravador digital para começar a fazer entrevistas a melhores tripés. 

06. Qual seu smartphone atual?

iPhone 6S Plus 128GB

07. Quais os apps que você mais usa e porquê?

Fantastical. Um calendário com melhor usabilidade que o default da Apple. Scanbot. Para digitalizar documentos e acertar proporção. Notes uso muito para as notas rápidas em reunião e em trânsito. 1Password. Quem usa sabe o quanto isso salva a vida. Pocket. Leio muito e na correria é fundamental ter um “read it later” app. Também amo poder deixar a letra do tamanho que meus olhos podres conseguem ler. Outlook, muito melhor que o Mail.

Serviços: 99, Cabify, Uber. Não dá pra dizer qual é qual o pior, mas abandonei meu carro e só uso app agora. E Waze ainda se faz necessário, seja pra controlar o motorista ou para me programar antes de sair.

Youtube. Uso muito. Para aprender e para me divertir. Mas não uso para música. Música uso o Spotify. Comunicação: Whatsapp, Telegram (alguns amigos nerds, neuras ou ativistas só usam ele) e Messenger. Social: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin.

08. Quais apps você não conseguiria mais viver sem?

Impossível definir isso. Vou partir do princípio que os apps padrões que vêm com o celular estariam nele. Então trocaria o Outlook pelo Mail e o Fantastical pelo Calendar.

Enquanto estou em trânsito é o melhor momento para fazer coisas que a correria não deixa, como ler um artigo, então o Pocket apesar de não ser o principal, me ajuda muito com isso. Mas ficaria de fora pois seria possível ter os links no Notes, apesar disso ser meio burro.

As redes sociais eu uso MUITO, mas nessa opção ficariam de fora.
Por necessidade (e não por gosto), teria que usar pelo menos um de carro (99 ou Uber, tanto faz, difícil dizer qual o pior)Um de comunicação (Whatsapp), porque ninguém usa SMS no Brasil.
Spotify e Youtube uso muito, entre eles ficaria com o Spotify, pois o Youtube poderia ficar apenas para o desktop.
Pronto, escolhi 3: um de carro, Whatsapp e Spotify.

09. Qual é o seu tablet?

Nunca curti. Tive um iPad mas ao longo do tempo, percebi que era útil apenas casos raros. Tive Kindle mas sempre achei a usabilidade ruim, cabem poucas frases na mesma página (com uma fonte decente). Minha mulher tem iPad e Kindle, pego emprestado quando preciso, mas é raro.

10. Qual é o seu watch?

Nunca usei relógio na vida adulta. Se um dia eu passar a correr (o que será nunca) comprarei um AppleWatch para não ter que ir com o celular.

11. Você trabalha em outros locais além da sua base “oficial”? O que leva?

Sim, muito. Na maioria das vezes, apenas celular. As vezes o laptop. Airpod sempre. Garrafa de água da Swell. Powebank da Anker. Caneta esferográfica Lamy. Apresentador Logitech R400.

Reportar

Legend

Escrito por Wagner Brenner

Fundador e editor do Update or Die!

2 Comments

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

83 points
Upvote Downvote