Time lapse? Não, Isso é time collapse!

Tempo comprimido... e sobreposto.

Um vídeo feito com time lapse (ou lapso de tempo, intervalo de tempo) é aquele em que a câmera fica fixa, gravando uma mesma cena cena durante um período de tempo, que depois é reproduzido de forma acelerada. Uma flor se abrindo, por exemplo. São sempre interessante porque revelam movimentos que geralmente são muito lentos para que o nosso cérebro consiga enxergá-los acontecendo de fato.
Mas esse videos do artista Cy Kuckenbaker vão um passo além. O que ele faz, com toda a paciência do mundo, é apontar sua câmera para cenas com muita repetições (aviões decolando, carros passando, surfistas pegando ondas), aí ele deixa apenas os frames onde tenha de fato algo acontecendo e depois, sobrepõe cuidadosamente os frames restantes.

No caso da decolagens, por exemplo, ele deixa só os frames que tenham um avião e sobrepõe tudo. Aí fica parecendo que os aviões estão descolando todos ao mesmo tempo. Ele já tinha feito algo parecido em fotografia, lembra dessa? Circulou por aí, anis atrás.

0E4225E9 BF16 47A8 9BEA EC9EF23CFAA7

Mas não para por aí não: o cara ainda faz umas seleções, como quando usou só carros de uma mesma cor, neste video:

Deu trabalho? Segundo Kuckenbaker, para cada segundo do vídeo acima, são 2 horas de edição. Isso mesmo, cada segundo leva duas horas para ser feito. Faça as contas.

No vídeo feito em Point Loma (San Diego), o sonho dos surfistas, realizado: uma sequencia de ondas, sem espera, no que seria um swell dos sonhos.

Outro efeito interessante alcançado com as sobreposições é o da multiplicidade de elementos, como neste vídeo com esse skatista na pista:

Ou, com essa pipa que ficou 20 minutos voando no céu e depois foi espremida em pouco mais de um minuto no video.

Enfim, uma técnica bastante elaborada, que demanda muita paciência para ser feita. Mas o resultado (quando funciona) é sempre extraordinário.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More