‘Undone’, a animação em rotoscopia do Prime Video

Uma série que pode ser o começo de algo incrível. Vale o play? Vem conferir

Undone” reúne muitas idéias e técnicas fantasiosas a serviço de uma história muito direta, pessoal e íntima, uma combinação que funciona lindamente. Muitos shows e filmes brincam com Grandes Ideias Metafísicas, mas ficam sobrecarregados com simbologia e exposição, esquecendo de contar uma história satisfatória. Além disso, muitos filmes e séries sugerem um mundo maior, mais elaborado e estranho, fora do quadro, que eles não têm a intenção REAL de explorar. Não o “Undone”, que nos leva através de toda a autobiografia de seu protagonista ao longo de 8 episódios de ritmo acelerado, engraçado e triste, alternando facilmente entre epifanias alucinatórias, imaginativas e discussões mundanas pós-trabalho. Sinceramente, é uma maravilha.

O seriado – dos co-criadores Raphael Bob-Waksberg e Kate Purdy (ambos ‘vets’ de “BoJack Horseman“) – centra-se em Alma, uma jovem problemática que nunca superou a trágica morte de seu pai quando ela era pequena. Após um acidente de carro, Alma começa a ter visões de seu pai morto, que explica que ele, na verdade, foi assassinado há muitos anos. Além disso, ele diz a Alma que ela desbloqueou poderes psíquicos notáveis e, com o treinamento adequado, ela pode aprender a viajar e até manipular o tempo, potencialmente salvando sua vida e alterando a história. Mas é claro, também é possível – como o show sempre nos lembra – que Alma está apenas tendo algum tipo de surto psicótico, e tudo isso está na cabeça dela.

Os episódios iniciais são amplamente lineares, seguindo os relacionamentos de Alma – com sua mãe controladora, sua irmã que está prestes a se casar, seu namorado tranquilo, Sam, e outros – e experiências do dia-a-dia. Mas, no final das contas, enquanto ela continua seu treinamento, o show em si se torna unido a qualquer tipo de realidade prática e desaparece completamente – como num instante em uma toca de coelho.

Devo mencionar que “Undone” é animado, usando uma técnica chamada “rotoscoping”, na qual os atores são gravados em vídeo e, em seguida, os animadores retraçam as imagens. (É semelhante ao processo usado para criar os filmes de Richard Linklater “Waking Life” e “A Scanner Darkly“, com Keanu Reeves e Robert Downey). Rosa Salazar interpreta Alma, e é impressionante o número de pequenos detalhes e nuances de sua performance que consegue mostrar durante o seriado.

Eu tenho muito mais a dizer sobre a série, e como é feito com cuidado e astúcia para unir os elementos de ficção científica e dramas de relacionamentos, mas acho que ir além eu poderia arriscar estragar parte da experiência e descoberta. É altamente recomendável que você verifique “Undone” por si mesmo. Você provavelmente saberá depois de um episódio se é para você. Então podemos nos encontrar aqui nos comentários e compartilhar a experiência que é assistir essa série.

. Undone
. Amazon Prime Video (Já no Brasil)
. Episodios: 8 (T1)
. Tempo Médio: 23 minutos cada em média
. Suspense-Psicológico, Mistério

E falei também um pouco sobre “Carnival Row” com Cara Delevingne e Orlando Bloom, clica no nome da série para ler.

Receba nossos posts GRÁTIS!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More