A controvérsia de “O Problema dos 3 Corpos”: a série da Netflix e a reação na China

Descubra o que está causando polêmica na China com a série “O Problema dos 3 Corpos” da Netflix.

A série “O Problema dos 3 Corpos” (dos mesmos criadores de Game of Thrones), que chegou recentemente chegou à Netflix, já está dando o que falar, especialmente na China. Mesmo com o acesso à Netflix limitado por lá, o pessoal que conseguiu assistir não está nada feliz com como a série retrata alguns momentos históricos.

O Problema dos 3 Corpos

Por exemplo, logo de cara, a série nos leva para 1966, durante a Revolução Cultural de Mao Tsé-tung. Mostra de maneira bem intensa como aqueles tempos foram turbulentos, começando com a morte trágica de um professor de física na frente da sua filha, que acaba tendo um papel crucial na história.

Esse retrato tem causado um bocado de debate online na China. Algumas pessoas, mais puxadas para o nacionalismo, acusam a série de tentar manchar a imagem do país, dizendo que isso faz parte de uma grande campanha liderada pelos EUA.

Por outro lado, enquanto alguns acham que a Netflix está fazendo tempestade em copo d’água e exagerando nos eventos da Revolução Cultural, há quem defenda a adaptação, argumentando que ela é fiel ao livro de Li Cixin, só mudando um pouco a ordem em que as cenas violentas acontecem.

Antes mesmo da Netflix botar as mãos em “O Problema dos 3 Corpos”, a história já tinha ganhado uma versão chinesa com um elenco estelar. E olha que legal: essa adaptação está disponível de graça na plataforma Rakuten Viki.

Lançada em 2023, essa versão tem 30 episódios e segue bem de perto a história que a Netflix conta. O enredo gira em torno do detetive Shi Qiang, que investiga mortes misteriosas de pesquisadores com a ajuda do cientista Wang Miao.

Além disso, a série desenrola a história da organização secreta ETO, liderada por Ye Wen Jie, que se prepara para uma futura invasão alienígena. E isso acaba sendo o pontapé para uma saga que pode decidir o destino de toda a humanidade.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More