A sociedade mostra seu melhor com o coronavírus

O mundo ataca o COVID-19 com humor, aulas e shows gratuitos para combater a solidão e a ansiedade da quarentena

Desde que foi implantada a quarentena a nível global, o mundo tem lidado com o noticiário exclusivo sobre mortes, contágios, quedas nas bolsas e o isolamento social. Se algum humano acordasse de um coma no dia de hoje, ficaria perplexo com a nova realidade.  Ainda não estamos vivendo no mundo retratado na série The Walking Dead ou no filme assustadoramente lindo Extermínio (2002), de Danny Boyle, mas o sentimento é de que estamos perdendo a batalha. Algumas pessoas não se deixam afetar pelas más notícias, já outras lutam contra um sentimento de desespero e a ansiedade.

brian may
Brian May , guitarrista do Queen dando aulas de guitarra no Instagram

Outro dia fui fazer uma compra rápida no mercado e quando estava pagando a conta com meu cartão, fui obrigado a digitar minha senha no teclado da máquina, até então uma ação recorrente e trivial há algumas semanas atrás, mas naquele dia a sensação era que meus dedos estavam intoxicados. Em seguida eu peguei na chave do carro, na maçaneta, no cinto de segurança e no volante. Eu pensei: “… f…deu!…” Se não tomarmos cuidado com a nossa cabeça, vai parecer que o mundo está acabando. Evidentemente que eu cheguei em casa e limpei tudo, conforme a nova política de higienização.

O Brasil e o Mundo já vivem conectados, isso não é novidade, mas criou o recente hábito de checar amigos e familiares via Whatsapp, FaceTime, Instagram entre outros apps. Além do boom dos streamings, agora existem aulas de ginásticas e shows online, ajudando a divulgar vários artistas e entreter as pessoas, cuidando do humor e da sanidade mental da sociedade, e o melhor, é tudo voluntário.

Para se ter uma ideia, a última vez que a sociedade precisou fazer uma quarentena foi por causa da gripe espanhola, entre 1918 e 1919 e foi aterrorizante por vários motivos: Não haviam muitos meios de comunicação, a ciência engatinhava, além da falta de entretenimento, causando a sensação de solidão e desamparo. Sabemos hoje que a chave para o sucesso de um confinamento por longos períodos é criar uma rotina, controlar o sono, fazer atividades físicas e dar boas risadas, seja sozinho ou entre amigos. Isso ajuda a saúde mental e ajuda a passar o tempo sem ficar pensando nele.

https://www.youtube.com/watch?v=WbTEXxcoiE0

À medida que o COVID-19 se espalha e tira mais vidas, milhares de contas no Tik-Tok, Instagram e memes trocados no WhatsApp não dão trégua para a tristeza e solidão. Várias contas no Reddit (você ainda não conhece?)  geram conteúdo hilários de situações com o Coronavirus, buscando luz e humor em meio à escuridão e incerteza.

cononavirus UOD 3
brasileiro não perdoa, mata

Os brasileiros são mestres nisso e os memes zombam de tudo, desde o “The Walking Velho”, onde os idosos estão dominando as ruas, até a nova política de utilização do álcool em gel ou a falta de papel higiênico mundo a fora. Já existem playlists no Spotfy com a temática: “Quarentena no Spotfy”, “Quarentena Sunset 2020” e “Quarentena Eletrônica”, o mundo conectado é divertido e ajuda as pessoas entenderem que zombar de si é empático!

bc638829 3a43 42e5 8375 72abda9e5f20
Um clássico

O que torna a situação inédita é que o mundo inteiro está no mesmo barco e de repente as piadas se tornaram globais. Bilhões de pessoas em todo o mundo estão na mesma situação, em casa se protegendo do bichinho invisível e tentando buscar novos entretenimentos.

A maioria das pessoas vivem em ambientes pequenos, onde não há muitos cômodos e a ansiedade pode aparecer com um gatilho qualquer, portanto, se relacionar através do humor pode ser sombriamente engraçado e contagiante!

cononavirus UOD 4
Memes pelo mundo

George Resch, um diretor de mkt de influenciadores da BrandFire e criador de memes no Instagram @Tank.Sinatra, diz que o humor é sempre o seu primeiro instinto quando surge uma situação difícil. Ele postou conteúdo que varia de zombar de pessoas que se recusam a seguir regras de distanciamento social até as lutas de parecer bem durante reuniões virtuais. Ele também zombou da ideia de que um dia contaremos aos nossos netos que, em meio a essa pandemia, tudo o que fizemos foi compartilhar memes.

Apesar das dificuldades, as autoridades brasileiras tomaram a correta atitude ao punir disseminadores de Fake News, obrigando-os até mesmo a pedirem desculpas nas redes onde compartilharam informações falsas. O Corona de 2019 é letal e essa brincadeira de mau gosto pode prejudicar as pessoas, bem diferente de uma charge, um áudio engraçado ou um meme.

Sabemos que o momento é de incerteza, precisamos de paciência porque existem várias frentes de estudos do vírus e logo mais teremos uma vacina eficiente para esta versão do Covid-19. Neste momento, busque positividade, se possível faça seu Home Office, poste seu gato andando no seu teclado, ria de si mesmo, use e abuse do Pornhub Premium (está free, sabia?). O mundo sabe que este problema é passageiro e têm demonstrado o seu melhor lado, o lado generoso, divertido e bem-intencionado que precisamos.

Agradecimento: @triplays

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More