Voltando a escrever…

Tempo de pandemia, de descobertas, redescobertas.

Tempo de pandemia, de descobertas, redescobertas. Tempo para experiências, experimentações, experimentos. Tempo de imersão digital e comunicação remota, de aflições e superações. Nele temos buscado dons e talentos, muitos deles escondidos no nosso subconsciente, e os trazendo à tona na nossa nova rotina.

Tempo de voltar a escrever, de colocar no papel o resultado de pensamentos e reflexões. Este será o primeiro de uma sequência de posts visando autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e compartilhamento de ideias com meus colegas do mercado. Espero acrescentar algo ao seu dia – vamos trocar ideias? :)

Descobrindo o universo V.U.C.A.

Nos últimos meses fomos surpreendidos e seguimos impactados pelos efeitos da Covid-19, pandemia que vem fazendo a população mundial se adaptar a novas posturas sociais e profissionais – sendo envolvidos por novidades comportamentais e vamos nos ajustando as necessidades de cada dia.

As mudanças no cenário de trabalho acontecem constantemente, como a evolução na prática do negócios e gestão de pessoas. Nova técnicas e posturas são pensadas, estudadas, testadas e aplicadas, por necessidade e aprendizado de cada líder, liderado ou parceiro envolvido na cadeia de trabalho. É um movimento orgânico e, quando paramos para refletir e atuar, aprendemos que existe  estratégia e técnica para colocar cada metodologia em prática; e, quando utilizadas adequadamente, o sucesso é notado na prática e realização de cada time.

Desenvolvendo a gestão de projetos pautada em metodologias ágeis, nos deparamos com uma série de conceitos, processos e pessoas, bem como desvendamos como desenvolvê-los na nossa rotina, para o bom desenvolvimento das equipes e dos profissionais que as integram.

V.U.C.A: combinação das iniciais das palavras volatility, uncertainty, complexity e ambiguity,  que significam volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. É a síntese da realidade no mercado de trabalho, reflexo do ambiente contemporâneo, que nos envolve e prepara para termos sucesso nos dias de hoje.

Desafios complexos e diversos: maior grau de exigência das pessoas, diálogo entre diferentes gerações, diversidade na gestão, mudança do comportamento das pessoas com relação ao trabalho, preparo e desenvolvimento da liderança. Para atuar, é indispensável desenvolver competências essenciais: liderança por propósitos, resiliência no meio pressões e incertezas, estratégia no avaliar o universo dos negócios, pensamento crítico e gestão de times (identificar a maneira para melhor se comunicar em cada grupo, dividindo suas ideias e escutando os demais).

Via de regra, o mercado de trabalho mudou ontem, hoje é outro e amanhã seguirá seu curso evolutivo. Cabe aos pilares e agentes do mecanismo, o interesse, o aprendizado, a adaptação e o sucesso na cadeia de cada negócio.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More