A arte de delegar

Muitos profissionais ainda não sabem delegar por imaturidade e medo que o funcionário se destaque.

1 MVf6 Cw04Ofpd1xjU4DCQQ 1
identificar e alocar uma tarefa a um profissional que esteja apto

Delegar – Verbo:
1. transitivo direto e bitransitivo realizar uma transmissão, concessão de (poderes).
2. Bitransitivo conferir a (alguém) poder e representatividade para; enviar.

Delegar é uma arte e habilidade a ser estudada e desenvolvida: não se trata de demandar para qualquer pessoa, mas identificar e alocar uma tarefa a um profissional que esteja apto a executá-la, seguro dentro do prazo e com a melhor qualidade possível. É o reflexo da maturidade e inteligência, é dar responsabilidade aos envolvidos e crescimento aos subordinados. É conhecer o time, avaliar o trabalho a ser partilhado, dividir e permitir o sucesso de cada um. Confiar, eventualmente interferir, incentivar e contribuir, corrigir e parabenizar. Comandar sem mandar, é ser ser admirado e motivador dentro da cadeia.

Para delegar é essencial conhecer o perfil e confiar no seu liderado, para delegar adequadamente. Alocar as tarefas para os profissionais capacitados e no momento que estão maduros para receber tais demandas. Dividir as funções quando o subordinado começa a se mostrar criativo, começa a ter um desempenho de ser prestativo e mostrar interesse em novos projetos.

Muitos profissionais, já na posição de gestores seniores, ainda não sabem delegar funções por imaturidade e medo que o funcionário se destaque perante a organização. Mas delegar tarefas, muitas vezes, é questão de inteligência, e indicar alguém que faça melhor ou mais rápido que o próprio líder é uma habilidade do gestor moderno. É essencial saber reconhecer no que ele é bom, e no que a equipe também é boa – para o sucesso do time, não de uma pessoa só.

Para a inteligente tarefa de delegar, podem servir como dicas úteis:

  • Pedir corretamente: ser claro, não deixar dúvidas;
  • Identificar a pessoa certa para desempenhar a atividade;
  • Compartilhar os limites, recursos e regras;
  • Conversar periodicamente sobre o trabalho em andamento;
  • Deixar o profissional trabalhar na tarefa recebida, com autonomia;
  • Se colocar à disposição para eventual suporte do liderado.

Ao delegar tarefas sobrará mais tempo para o gestor também se desenvolver. E, quando este cresce, a equipe amadurece e os subordinados evoluem. A produtividade aumenta, novas habilidades são exploradas – todos aprenderão no conjunto. E a confiança nos liderados impacta positivamente e diretamente na rotina de trabalho.

Quem delega promove responsabilidades na equipe e comprometimento com o trabalho. O LÍDER deve conhecer seu grupo, para fazer as escolhas corretas, para que os resultados venham para todos, como resultado e sucesso do time – jamais de uma pessoa só, porque cada profissional é ímpar e necessário na equipe.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More